O Civic 2.0 EXR 2014 já é considerado como um dos carros mais velozes e eficientes da sua categoria. A montadora fez questão de fazer uma série de alterações no carro para acompanhar aquela que seria a principal novidade, que é justamente o motor 2.0 que está sob o capô. Mas toda a modernização do veículo e as novidades acabaram custando alto para os consumidores, já que o preço parte dos R$ 74.290 e chega até R$ 83.890 na versão top de linha, muito diferente dos preços praticados em outros países, como os Estados Unidos.

Civic 2.0 2014

Modernizações

É nítida a intenção da montadora Honda em modernizar o veículo, fazendo mudanças grandes mas também de olho em alguns detalhes. Antes mesmo de entrar no carro os motoristas já podem perceber algumas mudanças, como por exemplo a chave do veículo que ganhou um formato mais moderno, estilo canivete, muito mais apresentável do que a tira de metal que era utilizada anteriormente.

Quando o motorista aciona um botão na chave é possível ouvir o sistema de aquecimento do etanol entrando em ação, o que mostra que a montadora acabou deixando para trás o tanquinho de gasolina que era utilizado para partida a frio. Esta nova tecnologia foi chamada de FlexOne e é apenas uma das muitas novidades que foram apresentadas com a nova versão 2.0 do carro.

Civic 2.0 chega ao Brasil como um dos melhores de seu segmento.

Pode-se dizer que a Honda conseguiu atingir o ápice da categoria em relação a mecânica do carro, que efetivamente acabou se tornando mais importante do que uma preocupação com uma possível reestilização. Ela aconteceu, mas de forma muito mais discreta se comparada com as mudanças mecânicas que o novo Civic oferece.

A mudança para o motor 2.0 acabou acontecendo principalmente por causa de uma necessidade de mercado, já que outros carros da mesma categoria passaram a lançar os seus motores mais potentes, como o Toyota Corolla. A Honda teve que correr atrás do prejuízo para conseguir manter a fama de lançar um Civic potente e econômico ao mesmo tempo, já que este acabou sendo um dos grandes atrativos do carro no começo da década de 90, quando foi lançado pela primeira vez aqui no Brasil.

2.0 Flex

Civic 2.0 possui novas tecnologias e motor de primeira.

Apesar de fazer uma série de mudanças mecânicas para o carro, o motor 2.0 já Honda já tinha do CR-V, e foi este que acabou sendo utilizado nesta nova versão do Civic, com apenas algumas adaptações. Os consumidores podem optar por usar o etanol ou a gasolina, mas não houve mudanças significativas em termos de rendimento quando comparado com os modelos anteriores do Civic. O motor entrega 155 cv de potência e 19,5 kgfm.

Este aumento na cilindrada acabou sendo possível com o aumento do curso dos pistões, mantendo o diâmetro dos cilindros. Esta é uma técnica utilizada para garantir que o carro tenha torque em baixa rotação, já que o motor foi feito para um carro maior e mais pesado do que o Civic. Dentre outras mudanças que também foram feitas no motor está uma alteração no material de confecção das paredes, que acabou deixando ele 1kg mais leve do que a versão 1.8 que estava sendo utilizada pelo modelo anterior do Civic.

Civic 2.0 chega mais caro do que a maioria dos seus concorrentes.

A transmissão do carro continua com cinco marchas, mas esta marcha também passou por algumas mudanças para otimizar a transmissão com o novo motor. A Honda decidiu deixar mais curtas praticamente todas as relações, especialmente entre a terceira, a quarta e a quinta marcha, que ficaram mais próximas entre si no resultado final. As mudanças acabaram tendo um impacto positivo na forma de condução do veículo, com mais suavidade na hora das trocas e também mais rapidez de resposta, sem perder o giro baixo em velocidades de viagem.

De acordo com todos os testes que foram realizados com o Civic 2.0 EXR, todas estas modificações deixaram o sedan mais rápido e potente, mais até mesmo do que outros carros com motor 2.0, já que o modelo ganha velocidade naturalmente. O carro consegue ir de 0 a 100 Km/h em apenas 10,5 segundos, uma excelente marca quando comparado com seus rivais diretos.

Reestilização

Civic 2.0 EXR chega em duas configurações.

Para os consumidores que estava aguardando mudanças parecidas com as que a Honda promoveu no Civic dos Estados Unidos, ainda não foi desta vez. Tudo indica que as modificações externas e internas vão acontecer seguindo o padrão norte-americano, mas para o lançamento da versão 2015, que deverá acontecer no próximo ano. Por enquanto, muitas poucas mudanças foram feitas tanto na parte interna quanto na parte externa do veículo.

Versões e preços

Tabela preços Civic 1.8 e 2.0 EXR
Modelo Principais características Preço
Civic LXS 1.8 M/T Bluetooth, chave-canivete e forração na tampa do porta-malas. O pacote básico inclui airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força de frenagem), ar-condicionado digital e automático, rodas de liga leve de 16 polegadas, painel digital em dois níveis com computador de bordo, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, retrovisores com regulagem elétrica. R$ 66.690
Civic LXS 1.8 A/T Todo os itens da versão M/T + transmissão automática de cinco velocidades, mas sem aletas atrás do volante para trocas manuais. R$ 69.900
Civic LXR 2.0 A/T Itens da versão 1.8 M/T + luzes de neblina, sensor crepuscular, bancos em couro, repetidor de seta nos retrovisores, acabamento em piano black no som. Há aletas para trocas manuais. R$ 74.290
Civic EXR 2.0 A/T Todos os itens das demais versões + controle de tração e de estabilidade (VSA) e de estabilização da direção elétrica. Há airbags laterais para motorista e passageiro, dois tweeters extra e teto solar com controle elétrico. R$ 83.890