Uma das atrações da montadora Renault durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo foi o novo Clio que foi apresentado ao público brasileiro durante o evento. Mas apesar de ter utilizado a feira para fazer a apresentação do carro, ele não tinha sido lançado oficialmente, sendo que este lançamento acabou acontecendo esta semana para a imprensa de todo o Brasil. O carro aparece com alguns destaques no design do veículo, que passou por uma reestilização. Além disso, o veículo também agora conta com alterações no seu motor 1.0. E é justamente com estas novidades que o carro está sendo lançado no Brasil, A versão mais barata vai custar R$ 23.290,00, enquanto que a mais cara vai ter o custo de R$ 24.950,00.

Clio 2013

A Renault informou ainda que estes valores poderão ser alterados devido a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. De acordo com a montadora, os carros poderão ser vendidos por um aumento de preço que pode variar entre R$ 700,00 e R$ 1000,00.

Clio mais potente

Uma das novidades mais interessantes em relação a este novo modelo do Clio que começa a ser vendido no mercado nacional a partir desta semana é que ele está chegando mais potente do que os modelos antigos. De acordo com os dados que a montadora está divulgando sobre o lançamento, o carro terá um motor que poderá chegar até 80 CV de potência. Além disso a montadora conseguiu deixar o carro ainda mais econômico. O propulsor de 1.0 ganhou a classificação A do Inmetro, que garante o veículo na faixa dos carros que menos precisam consumir combustível para andar tanto nas ruas das cidades quanto na estrada. E isso é um fator muito importante, já que muitos consumidores consideram fundamental na hora da compra, sendo uma característica dos modelos considerados de entrada. Contando já com esta nova classificação que o Clio ganhou, este é o sexto carro da montadora que ganhou o selo A de consumo de combustível.

Clio 2013 no Brasil

A montadora também destaca algumas outras particularidades do carro que consegue tornar o Clio um veículo preocupado com o meio ambiente, o que é uma grande tendência do mercado e assim também provavelmente vai conseguir ganhar mais alguns pontos com os consumidores. O veículo conta com uma redução de peso se comparado a edição do ano anterior, o que ajuda a tornar o carro mais rápido consumindo menos combustível. A montadora também afirma que houve uma mudança nas relações das marchas que também acaba influenciando de forma positiva o desempenho e o consumo de combustível do carro de um modo geral. Outros destaques ecológicos do carro são os pneus que também ganharam uma reformulação para se tornarem mais sustentáveis, uma nova bomba de óleo que foi desenvolvida especialmente para a marca, além de um novo computador de bordo com 8 funções que ajudam a controlar o consumo de combustível. Tudo isso faz com que o lançamento da Renault tenha uma melhora no consumo de 14,5 km/l para 15,8 km/l na estrada e com gasolina.

Mudanças no design

A montadora também está apostando em uma mudança no design do carro de um modo geral com o objetivo de dar uma boa revitalizada na marca que está sendo lançada aqui no Brasil. O Clio é um carro que vende bem no país, mas nos últimos anos acabou perdendo espaço para algumas outras marcas que entraram na briga por um espaço no mesmo segmento. O modelo aqui no Brasil acaba sofrendo com uma espécie de atraso em relação ao mesmo modelo que é vendido na Europa, já que o modelo que foi apresentado no Salão de Paris já está na sua quarta geração, e aqui no Brasil o veículo não passa da sua segunda versão. O motivo pelo qual a Renault não atualiza o Clio aqui no país é para justamente não tornar ele um carro mais carro, o que provavelmente faria ele perder público no segmento de popular ou de entrada.

Clio 2013

O carro que está sendo lançado aqui no Brasil é fabricado pela fábrica da montadora em Córdoba, na Argentina. A unidade recebeu recentemente investimentos para ampliação da produção e também para o aumento da tecnologia por lá, justamente para conseguir suprir as necessidades do mercado brasileiro. Dentre os destaques na mudança do design do Clio que vai chegar as concessionárias a partir da próxima segunda-feira está uma mudança no desenho da parte frontal do carro, que dá uma impressão de ser maior do que o restante do carro. Nesta parte da frente a montadora colocou uma grade maior, que acaba invadindo o a base do capô e o topo do para-choque. Os faróis também passaram por mudanças para combinarem mais com este novo desenho da parte da frente do veículo.

Na parte de trás do carro ele consegue manter o desenho e o mesmo formato de lanterna, com a diferença de uma mudança de lente. O símbolo da marca foi colocado no centro da traseira, enquanto o nome do modelo fica logo abaixo. As rodas do carro também passaram por algumas mudanças, e apesar de serem pequenas, acabaram dando um ar um pouco mais esportivo para o veículo. Na parte de dentro do carro as pessoas poderão perceber uma sensível melhora no acabamento, mas no geral ele continua bastante rústico.

Confira mais fotos do veículo:

  • Galeria: Foto 1 de 8
    Galeria: Foto 1 de 8
  • Galeria: Foto 2 de 8
    Galeria: Foto 2 de 8
  • Galeria: Foto 3 de 8
    Galeria: Foto 3 de 8
  • Galeria: Foto 4 de 8
    Galeria: Foto 4 de 8
  • Galeria: Foto 5 de 8
    Galeria: Foto 5 de 8
  • Galeria: Foto 6 de 8
    Galeria: Foto 6 de 8
  • Galeria: Foto 7 de 8
    Galeria: Foto 7 de 8
  • Galeria: Foto 8 de 8
    Galeria: Foto 8 de 8