A Volkswagen fez uma apresentação, no dia 9 de setembro, de suas novidades para a divisão Ducati, no grande Salão de Frankfurt, na Alemanha, de 2013. Na oportunidade, a montadora falou sobre o lançamento da a 899 Panigale, que entrará no lugar da 848 Evo, como a principal motocicleta esportiva de entrada, da famosa linha italiana.

Assim, o novo modelo usa como estratégia de marketing, para ajudar em sua penetração no mercado, o nome da moto mais potente de seu catálogo a 1199 Panigale, tomando-o de empréstimo, bem como a outros elementos de design. Desse modo, a empresa junta todos esses aspectos para por no mercado um modelo de menor cilindrada - o motor é de 2 cilindros e 899 cc, em formato de “L”. Seu rendimento, inclusive, é de 150 cv de potência e o torque de 10,1 kgfm, além do peso de 162 kg.

Novidades do Ducati 899 Panigale

Ducati  899 Panigale

Para fazer com que esse lançamento fosse de projeto simplificado, a marca fez uso de uma balança mais simples, monobraço, nesse 899, em oposição à balança duplobraço, em seu 1199.

Essa novidade apresenta ainda muitos tipos de tecnologia diferenciados para incremento de segurança, como ABS, bem como outros elementos importantíssimos para melhoria de performance, como é o caso de controle de tração, acelerador eletrônico e controle de freio motor, que também fazem parte desse ótimo pacote do veículo.

Toda essa estrutura mecânica faz um ótimo conjunto com o chassi, feito à base de alumínio. Esse novo modelo da Panigale tem controle de tração de três níveis e há a possibilidade de mudar marchas sem uso de embreagem – através do sistema ‘quick-shift’, o que serve, sem sombra de dúvidas, para otimizar o uso desse veículo em qualquer tipo de pista.

VW Ducati 899 Panigale

Seu nível de emissão de poluentes se enquadra na categoria Euro 3. Desse modo, a nova moto Ducati vem com uma saída de escapamento em sua parte inferior, permitindo a redução de seu centro de gravidade. Suas suspensões são ajustáveis, indo desde a Showa, na região dianteira, até a Sachs na área traseira.

Os freios a disco, da marca Brembo, são elaborados com exclusivo sistema antitravamento, que pode ser desligado, caso o usuário deseje. Como tem foco total em quem pilota, essa "mini-Panigale" pode, inclusive, ser fabricada sem assento e pedaleiras para firmar os pés do passageiro, ganhando em espaço e comodidade. O tradicional motor, do tipo Superquadro, e o chassi, de um inconfundível tipo monocoque, continuam fazendo parte desse lindo modelo  899. Vale destacar que o propulsor teve suas dimensões reduzidas, a fim de alcançar essa nova cilindrada.

O modelo Ducati 899 Panigale será oferecido nas lojas da Europa no mês de outubro de 2013, com as seguintes opções de cor: vermelho ou branco. A versão mais potente, 1199, é vendida no Brasil, desde o mês de julho deste ano, por um preço de entrada de R$ 79.900.

A tendência é que a 899 seja lançada por aqui em 2014.