A Ferrari apresentou oficialmente nesta semana a nova 296 Speciale, versão ainda mais extrema e refinada do seu esportivo híbrido. A marca italiana define o modelo como “o mais divertido de todos os tempos” já lançado pela fabricante. A 296 Speciale é considerada a sucessora direta de versões icônicas como a 360 Challenge Stradale, F430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista.
O modelo passou por uma série de alterações estruturais e técnicas para oferecer mais potência, menor peso e melhor desempenho dinâmico. Em termos de design, a 296 Speciale aposta em uma estética ainda mais agressiva, voltada para um público entusiasta e mais jovem.
Na dianteira, o destaque é uma grade maior com divisor suspenso. Nas laterais, as cortinas de ar cumprem papel essencial na aerodinâmica. Já no centro da entrada de ar frontal, um canal se estende até o capô, otimizando o fluxo de ar. A traseira traz um extrator de ar de grandes dimensões e um perfil mais geométrico, reforçando o caráter esportivo.
O interior também passou por um processo de redução de peso e simplificação. A Ferrari eliminou itens considerados supérfluos para focar totalmente na experiência de condução. O porta-luvas foi removido, e os painéis das portas foram substituídos por uma única peça em fibra de carbono, com fixações expostas e perfurações que integram o sistema de som.
Sob o capô, a 296 Speciale traz um motor V6 biturbo com 710 cv de potência — um ganho de 37 cv em relação ao 296 GTB. O carro ficou 9 kg mais leve graças ao uso de fresagem especial, pistões de alumínio e bielas de titânio, seguindo soluções semelhantes às vistas na LaFerrari. O conjunto é completado por uma transmissão de dupla embreagem com 8 marchas e um motor elétrico de 182 cv que atua em modo “Qualifying”, oferecendo performance de pista.
Embora não seja uma edição limitada, a 296 Speciale será vendida por tempo limitado. Os preços partem de € 407.000 — cerca de R$ 2.619.871,21 na cotação atual.