Na última sexta-feira, dia 13 de abril, a Via Italia e a Ferrari América do Norte realizaram um grande evento no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para marcar o lançamento no mercado nacional da Ferrari F12berlinetta. Atualmente, o modelo é considerado o carro de passeio mais rápido do mundo. E também não é para qualquer bolso, já que os interessados terão que desembolsar cerca R$ 2,4 milhões para colocar um destes na sua garagem. Se optar pela versão completa, o preço do carro pode chegar aos R$ 2,9 milhões.

Ferrari F12berlinetta chega ao Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora durante o grande evento que aconteceu em São Paulo, o veículo conta com um motor de 12 cilindros em V que entrega para o motorista 740 cavalos de potência, a 8.500 rpm. O superesportivo apresenta ainda uma transmissão de dupla embreagem que foi feita baseada nas que são utilizadas nos veículos de Fórmula 1.

A venda aqui no Brasil vai acontecer apenas sob encomenda, sendo que os motoristas brasileiros poderão optar por trazer a versão mais completa ou a mais simples. A montadora informa ainda que no segundo semestre deste ano chegam as versões para pronta entrega no País, sendo que a maioria delas que devem ser vendidas no País será da configuração completa.

A previsão da montadora é vender pelo menos 10 unidades da Ferrari F12berlinetta aqui no Brasil até o final de 2013.

Puro desempenho

Não é que a Ferrari F12berlinetta é considerada atualmente como o carro de passeio mais potente do mundo. A montadora fez uma série de mudanças nesta versão do Cupê, que deixou o carro mais leve. Desde o motor V12 que foi feito com uma tecnologia que faz com que ele pese bem menos do que a maioria dos outros propulsores. Além disso, a montadora também anunciou que mudanças que foram feitas na aerodinâmica do carro, permitindo que o carro ganhe ainda mais velocidade.

O motor V12 também possui O carro chega até os 34 Km/h. A Ferrari diz que ele completou uma volta no circuito italiano de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca. Este desempenho só foi possível com todas as mudanças realizadas no veículo e também com tecnologia no propulsor que possui injeção direta de alta pressão em três ignições sequenciais para aproveitar melhor o combustível.

Ferrari F12berlinetta

De acordo com a montadora, a nova aerodinâmica também teve um papel muito importante no desempenho geral do veículo. O fluxo de ar passa por vincos, spoilers, para-choque e para-lamas esculpidos diretamente na carroceria, o que reduz o atrito por não ter peças presas ao veículo

Mas para controlar melhor esta supermáquina, a montadora também teve que trabalhar pesado no sistema de freios, reduzindo a distância de frenagem. E mais uma vez os veículos que são utilizados pela montadora nas competições de Fórmula 1 também foram muito importantes. As peças que fazem parte do sistema de freios foram retirados destes carros, fazendo a redução de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros.

Os freios são feitos de cerâmica e são de última geração, de acordo com a montadora. Eles são controlados através de um novo sistema de última geração eletromagnético. Aliás, todos os sistemas do veículo são centralizados e controlados por esta nova central feita especialmente par ao veículo, o que garante sempre a alta performance.

Mais espaço

Geralmente carros desta categoria apresentam problemas de espaço, mas a montadora afirma que a Ferrari F12berlinetta comporta confortavelmente pessoas de até 1,90 metros de altura. Isso porque a posição dos ocupantes dentro do veículo é mais baixa.

Confira mais fotos na galeria:

  • Ferrari F12berlinetta - Foto 1
    Ferrari F12berlinetta - Foto 1
  • Ferrari F12berlinetta - Foto 2
    Ferrari F12berlinetta - Foto 2
  • Ferrari F12berlinetta - Foto 3
    Ferrari F12berlinetta - Foto 3
  • Ferrari F12berlinetta - Foto 4
    Ferrari F12berlinetta - Foto 4
  • Ferrari F12berlinetta - Foto 5
    Ferrari F12berlinetta - Foto 5
  • Ferrari F12berlinetta - Foto 6
    Ferrari F12berlinetta - Foto 6