Um carro pequeno em tamanho e majestoso em sofisticação. Assim está sendo definido o Fiat 500 Cabrio pela grande maioria dos críticos do mercado automotivo. Ele tem sido eleito como uma ótima escolha para os amantes do caótico trânsito urbano e é preferência entre o público feminino por conta do designer compacto.
É que a montadora italiana está entrando de cabeça na onda dos carrinhos retrô. O Fiat 500, ao contrário do que muita gente pensa, não é novidade. O Cinqüecento, pronuncia-se “Tchinquetchento” em italiano, começou a ser produzido pela Fiat entre 1957 e 1975, criado por Dante Giacosa.
Alguns informantes da Fiat já confirmaram que o modelo será vendido no Brasil em 2013. Outras informações dão conta de que ele já estará em nossas praças a partir de novembro.
Uma grande expectativa para quem está interessado no veículo é que ele será uma das grandes atrações da montadora italiana durante o Salão Internacional de São Paulo 2012, que abre suas portas no próximo dia 24 e até o dia 4 de novembro, no Anhembi.
O objetivo da Fiat é agregar mais modelos da linha premium no seu leque de opções.
Detalhes
Com 3,55 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,52 m de altura e 2,30 m de entre-eixos, ele arranca olhares por onde passa. É claro que os motoristas mais altos terão dificuldades. Daí a explicação de uma grande preferência do público feminino pelo modelo. Pensando nisso, a Fiat também garantiu um banco ajustável.
O Fiat Cabrio apresenta duas possibilidades para o motor. A primeira delas é a do 1.4 EVO Flex (o mesmo do Uno). Está disponível nas versões de entrada, com 88 cv de potência máxima e 12,5 mkgf de torque.
A segunda opção, que vai ser bastante massificada na versão 2013 conta com o moderno 1.4 16V MultiAir a gasolina, com 105 cv de potência máxima e 13,6 kgfm de torque.
É um novo equipamento que controla a entrada de ar e a combustão, garantindo o controle dinâmico da entrada de ar cilindro por cilindro. Isso é possível porque ele dispõe de um acionamento eletro-hidráulico das válvulas. O objetivo da Fiat com essa novidade? Garantir melhor desempenho e economia de combustível para o pequenino veículo.
As 16 válvulas do propulsor a gasolina rendem 6.500 rotações por minuto e o torque chega à sua potência máxima quando atinge 4 mil rpm e 13,6 Kgfm. Uma caixa automática sequencial de seis velocidades também fica acoplada ao motor.
No câmbio, o motorista contará com três opções: manual de cinco marchas (para os dois motores), automatizado Dualogic de cinco marchas (1.4 EVO Flex) e automático de seis marchas (1.4 16V MultiAir).
Novas molas, amortecedores e batentes também visam garantir mais firmeza na dirigibilidade principalmente em curvas e declives.
Alguns equipamentos já confirmados para o conversível são:
- Sete airbags (frontais, laterais, janela e de proteção ao joelho do condutor)
- Ar-condicionado digital
- Bluetooth
- Sensor de estacionamento traseiro
- Volante multifuncional revestido em couro (com piloto automático e comandos de áudio)
- Dispositivo eletrônico permite o acionamento da capota
- Rádio CD Player, com reprodução de arquivos em MP3
- Freios a disco nas quatro rodas, aliado ao sistema antitravamento (ABS)
- Acabamento em couro
- Ar-condicionado digital automático
- Sistema de som Bose
Quem já testou os sistemas, confirma por exemplo, que realmente funcionam e são diferentes da maioria dos comandos de voz encontrados em outros modelos. É o caso do sistema BlueeMe, que emparelha o celular via Bluetooth. Basta o condutor dar comando "telefone" e "ligar" que ele já operacionaliza as ligações. Também permite ligar ou desligar o sistema EcoDrive, que busca reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. O proprietário pode acessar e analisar as informações conectanto um pen drive, que grava os dados.
Segurança
Já querendo atingir um público específico que se interessa por maior segurança, ganham destaque os sistemas de segurança e de assistência:
- ESS - Emergency Stop Signaling ou sinalização de frenagem de emergência;
- ESP - controle de estabilidade que dá bons resultados na suspensão
- ASR - Anti Slip Regulation ou controle de tração
- BAS - Brake Assist System
- ISOFIX - novo padrão de fixação de cadeirinhas infantis
- Função SPORT - direção mais firme, adequada a uma condução esportiva
- Direção elétrica Dual Drive
- Sistema de entretenimento Blue&Me
- Freios ABS com EBD e Hill Holde - sistema que ajuda o motorista nas arrancadas em aclives ou declives. Faz com que o veículo não desça até que o controle de embreagem seja realizado. Assim, garante arrancadas fluidas e seguras.
Para quem já pilotou os 1.130 kg do conversível, todas essas ferramentas são importantes, pois garantem, aliadas às dimensões do possante, uma dirigibilidade mais ágil.
As trocas suaves e as boas respostas têm deixado muitos consumidores satisfeitos, pois tornam o modelo ainda mais adequado para a condução na cidade.
Quando o motorista pressiona o botão Sport no painel, as mudanças de marchas executam em rotações mais altas e a direção fica mais firme. É uma estratégia bastante utilizada para aventuras em estradas sinuosas.
A Fiat garante que 0 a 100 km/h é feito em 12,6 segundos e que o consumo de combustível é de 12,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.
História
Quem explica um pouco da história do Fiat 500 destaca dois conceitos bastante interessantes para esse tipo de carro.
O primeiro conceito é o de vintage, que remete a alguma coisa pertencente a uma outra época. É um objeto que possui estilo próprio e não passou por qualquer transformação.
O segundo conceito é o retrô, quando se faz uma releitura daquilo que fez muito sucesso nos tempos antigos. É como se você revisitasse o passo, só que com incorporações e pitadas de modernidade.
A história do Fiat Cabrio não é feita apenas de glamour. Em 1956, com os estragos da Segunda Guerra Mundial, toda a produção automotiva visava a redução dos gastos e as pessoas queriam se movimentar com carros menores e baratos, inclusive do ponto de vista do combustível.
E foi assim que o Fiat Cinquecento inspirou os italianos, em um modelo que teve 3,8 milhões de unidades produzidas até 1975.
Entretanto, quando retornou ao mercado em 2008, sem resquícios de crises econômicas, o 500 agregou um novo conceito, com atributos de segurança e sofisticação.
O visual pequenino e retrô, inspirado no Cinquecento original, da década de 1950, chamou bastante atenção. Para ter sucesso na mudança de conceito, a Fiat lançou seis versões diferentes.
Portanto, quem pensa o marketing do Fiat 500 não hesita em informar que ele é vintage e super retrô.
No Brasil
No Brasil, as primeiras versões do Cinquecento chegaram da fábrica de Tychy, na Polônia. Porém, desde 2011, os 500 modelos vendidos no mercado brasileiro e norte-americano foram fabricados em Toluca, no México.
A produção dos motores acontece de duas maneiras: o 1.4 EVO é produzido no Brasil. Já o 1.4 MultiAir, nos EUA, com garantia de quatro anos ou 50 mil milhas (80 mil quilômetros). A cobertura total no Brasil é de dois anos.
Os críticos automotivos já anunciaram que o Fiat 500 passou por diversas provas de impacto, para melhor receber os passageiros. Todas essas especulações e mudanças visam garantir um objetivo bem claro da Fiat, que é encher os olhos dos norte-americanos.
A fabricação no México, e não mais na Polônia, também tem a mesma intenção. Os acordos com o novo país de produção reduziram os impostos em 35%.
Galeria
Veja mais fotos do modelo Cabriolet:
Preços
O 500 Cabriolet terá como base a versão topo de linha vendida atualmente no Brasil, a Lounge Air, que custa a partir de R$ 53.430.
A versão Sport Air, com câmbio automático, fica em média, por R$ 52,8 mil.
Hoje, o modelo do Fiat Cabrio comercializado no Brasil é o 500, uma versão que possui teto rígido, com preços que variam entre R$ 40.770, com motor 1.4 de oito válvulas flex.
Atualmente, o Fiat Cabrio é comercializado com carroceria convencional, em quatro versões de acabamento: Pop, Sport, Lounge e by Gucci. A Pop, versão mais em conta, sai por R$ 31.555.
Sucesso nas redes sociais
E para quem ficou interessado no possante, vale a pena dar uma conferida na página do Fiat 500 no Facebook, que conta com diversas fotos e todos os detalhes do pequeno e diversos vídeos do conversível em ação.
Na site oficial do modelo, o consumidor também pode comparar preços e ver todas as versões do charmoso.
As campanhas de publicidade do Fiat 500 tentam mostrar que apesar de pequeno, ele pode sim ser considerado um carrão.
Na telona, o Fiat 500 esteve representado por importantes celebridades. A última estrela a lançá-lo foi intencionalmente uma mulher, a Jennifer Lopez.
No Brasil, um dos comerciais que fez bastante sucesso contou com os atores Ricardo Macchi e Dustin Hoffman. No VT, dirigido por Fernando Meirelles, a questão do tamanho é mais uma vez reforçada, de forma bastante inteligente.
No vídeo abaixo, toda a equipe da Fiat apresenta detalhes sobre o conceito do modelo.
Para a turminha do barulho, ele também já é um grande conhecido, pois esteve roubando as cenas no cinema, no personagem Luiggi, da animação ‘Carros’. Confira o vídeo: