A Fiat lança nas concessionárias brasileiras na próxima semana a versão flex do motor 1.4 MultiAir do subcompacto 500, um dos carros mais queridos da montadora italiana dos últimos anos. Apesar de não trazer grandes revoluções para o veículo, a montadora considera este lançamento um grande passo em questões tecnológicas e também ecológicas, o que consequentemente acaba causando uma melhor imagem para a montadora.

Fiat 500 Multiair Flex Sport

O motor flex que vai ser lançado aqui no Brasil com o Fiat 500 teve algumas alterações feitas pela equipe de engenharia brasileira. A ideia é seguir uma tendência e uma diretriz da matriz que pede que cada região consiga desenvolver tecnologias e soluções para amenizar os impactos ambientais causados pelos carros.

Os preços do carro que começa a ser vendido na semana que vem ainda não foram divulgados. Atualmente, o Fiat 500 está sendo vendido por R$ 49.390 (manual) e R$ 53.430 (automática).

Eficiência Energética

Fiat 500 Multiair Flex SportA montadora afirma que o motor utilizado no 500, que já foi premiado em uma série de ocasiões, sempre teve como principal objetivo a eficiência energética. Além disso, a partir do momento que a montadora desenvolveu o MultiAir também já começou a desenvolver uma versão flex para o propulsor. No total, a Fiat investiu R$ 24 milhões no desenvolvimento deste motor.

Quando chegar a configuração com motor flex no Brasil, a montadora vai ter apenas 800 unidades para venda da novidade. Isso porque a chegada do carro por aqui ainda esbarra nas cotas de importação do acordo entre Brasil e México. Mas a montadora está apostando alto na nova opção, e assim que ela estiver estabelecida no Brasil a ideia é aumentar o número de Fiat 500 Flex, em detrimento as configurações tradicionais.

O que muda?

No desenvolvimento do novo sistema que pode ser alimentado com etanol, a Fiat não poderia mexer apenas no motor, portanto diversas outras partes do carro também passaram por alterações para permitir o funcionamento com etanol. Para a grande maioria dos motoristas, que não prestam atenção nas questões mais técnicas, as alterações na forma de condução realmente não poderão ser notadas.

Mas como a transmissão de seis velocidades também recebeu alguns ajustes, os números desta versão acabaram recebendo leves alterações. O carro poderá fazer de 0 a 100 Km/h em 12,2 segundos quando movido a etanol e 107 cv de potência.

Esta nova versão também conta com algumas novidades relacionadas a transmissão. O recurso Kick Down permite que o carro reduza rapidamente as marchas no momento da ultrapassagem ou nas retomadas. Já o Brake Assistant consegue reduzir automaticamente as marchas no momento da freada mais brusca.