Desde o ano de 2010 os consumidores brasileiros encontram nas concessionárias a versão esportiva do Punto, que oferece um melhor desempenho e sempre foi vendido por um preço menor do que a maioria dos seus concorrentes de mesma categoria. Mesmo tendo uma relação custo benefício muito interessante para o mercado nacional, o carro nunca teve um excelente desempenho em termos de vendas. Os concorrentes na categoria realmente davam trabalho ao modelo. Os consumidores brasileiros preferiam apostar no Punto convencional ao invés do modelo mais potente, até porque a diferença de preço entre os dois carros sempre foi alta.
No ano passado a montadora tentou dar mais uma chance para o modelo, promovendo algumas mudanças no estilo do modelo 2013 que está chegando nas concessionárias este ano. Com as mudanças o carro acabou continuando muito interessante, especialmente em termos de preço, sendo considerado o carro com turbo mais barato do Brasil. Apesar de ainda continuar abaixo do que é o esperado pela montadora em termos de venda, o fato é que a as mudanças que foram promovidas na versão 2013 acabaram animando um pouco as vendas. De acordo com as informações que foram divulgadas, atualmente o veículo consegue manter a média de 4500 unidades sendo vendidas por mês, e antes não passava dos 2700.
Poucas alterações no motor
A montadora optou por não fazer mudanças muito radicais no modelo, até mesmo porque ele ainda é considerado um lançamento recente no mercado automotivo. Em termos de motorização a montadora realmente não fez grandes alterações no carro, sendo que ele sempre teve como principal desta que o seu motor: 1.4 Turbo com uma turbina de 1,0 bar de pressão e intercooler. De acordo com as informações oficiais sobre o carro, ele consegue chegar aos 152 cv com 5.500 rpm e com torque de 21,1 kgfm, ficando em média dos 2500 aos 4500 giros.
O motor que está sendo colocado dentro deste novo carro ainda continua sendo importado da Itália, sendo que não existe uma previsão de que ele realmente seja feito aqui no Brasil algum dia. Ele funciona apenas com gasolina, e a transmissão segue com cinco velocidades, assim como é encontrado na maioria dos últimos lançamentos da montadora. Ainda de acordo com as informações oficiais que estão sendo divulgadas pela montadora, o carro segue tendo praticamente o mesmo peso que os seus antecessores, com 1263 quilos, e em termos de desempenho ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
Apesar de continuar apresentando o mesmo modelo, a montadora promoveu algumas alterações interessantes no sistema do carro. A versão 2013 do veículo conta com um sistema que está sendo chamado de DNA, sendo que na verdade no caso do sistema representa uma sigla em termos de modos de condução que o sistema oferece aos condutores: Dinâmico, Normal e Autonomia. Os modos acabam alterando o comportamento do carro em termos de desempenho, o que torna a experiência de dirigir o carro ainda mais interessante.
Por exemplo, este sistema está integrado com o computador de bordo do carro. Em alguns dos modos, o carro avisa através da tela do computador sempre que o motor está exigindo uma troca de marcha.
Bem equipado
Como trata-se de uma versão bem equipada do Punto, a montadora realmente capricho também em termos de itens que estão acompanhando o carro de fábrica. Em termos de itens que estão acompanhando o carro ele conta com sistema de airbag duplo com acréscimo do sistema EBD, alterações nos faróis de neblina e também os freios a disco nas quatro rodas. Já no interior do carro, fazendo parte do sistema de conforto do veículo, é possível encontrar um ar-condicionado, que no caso do Punto é analógico, sensor de estacionamento traseiro, cruise control, direção hidráulica.
O modelo ainda está sendo lançado com um as rodas de 17 polegadas e também o banco revestido de couro. No sistema multimídia o carro também oferece rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth. Para quem quiser dar uma incrementada no modelo o carro pode oferecer ainda alguns opcionais, como:
- Ar digital;
- Navegador por setas;
- Sensor de chuva e luminosidade;
- Retrovisor eletrocrômico;
- Airbags laterais;
- Teto solar panorâmico.
Com todos estes itens o carro sobe para o preço de R$ 65.299,00.
Detalhes de design
A montadora também não fez grandes mudanças no design do Punto T-Jet, mas alguns detalhes podem ser encontrados neste modelo de 2013 que não eram encontrados nos modelos anteriores. Ele pode ser encontrado com o kit que contém um para-choque, as minissaias laterais, as faixas que vem o nome da versão e também rodas maiores. Na verdade este é um kit meio que padrão da maioria dos lançamentos esportivos da marca.
No parte de dentro do carro a versão 2013 acabou evoluindo bastante em termos de acabamento quando comparado aos outros modelos. Por exemplo, é possível perceber que o painel do carro ganhou alguns itens interessantes, como um aplique de plástico emborrachado muito interessante. O volante também recebeu detalhes em couro com um melhor acabamento do que nas versões passadas do carro, da mesma forma que o revestimento de couro dos bancos também acabou ganhando uma boa reforma.