Na última segunda-feira a Fiat divulgou a chegada ao mercado automotivo nacional de mais um novo modelo, que também já deu as caras por aqui durante o último Salão do Automóvel de São Paulo. O Linea acaba de ganhar uma nova versão, com diversas novidades. O Fiat Linea Sublime está chegando ao consumidor pelo preço médio de R$ 55 mil, sendo que neste caso o motorista leva para casa o carro com câmbio manual. Existe a opção também com transmissão automatizada Dualogic, sendo que neste caso os motoristas pagam cerca de R$ 3 mil a mais em relação ao preço da versão mais básica.

Fiat Linea ganha série especial

Acabamento diferenciado

Este lançamento já parte da configuração Essence, que também acabou sendo lançada este ano no mercado automotivo pela Fiat. Mas a montadora acabou implementando algumas novidades para a versão, sendo que a grande maioria destas novidades está relacionada ao acabamento interno do carro. Os consumidores que investirem neste novo modelo vai levar para casa bancos forrados com couro Sabbia marrom, apoia-braço central e saída do ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

Bancos em couro marrom

O design externo o carro também ganhou algumas novidades, sendo que neste caso elas são mais tímidas do que as mudanças que foram feitas na parte interna deste novo veículo. Dentre as principais novidades que podem ser encontradas pelos consumidores nesta nova versão Sublime, os consumidores encontram placas de identificação da série, soleiras que também remetem à versão e rodas aro 17 (emprestadas do finado Linea T-Jet). Segundo a marca, o modelo ainda traz kit de parafusos antifurto e sensor de estacionamento de série. Em termos de pintura o carro também apresenta uma novidade, que é a exclusiva cor Branca Kalahari.

Câmbio Dualogic

Esta versão do câmbio Dualogic que a Fiat está anunciando para esta versão Sublime do Linea, acabou sendo lançado para o Linea no meio deste ano, quando a montadora fez um grande barulho para anunciar a chegada deste câmbio para outras marcas. O primeiro carro que o acessório apareceu foi o Fiat Bravo, sendo que logo depois a montadora decidiu lançar o câmbio tanto para o Idea  quanto para o Linea. O acessório traz uma série de inovações, que de acordo com a Montadora, deixa a experiência de dirigir qualquer carro que tenha o Dualogic instalado muito mais interessante.

Dentre as principais novidades que estão presentes neste câmbio da Fiat esta um software que acabou sendo chamado pela montadora de Creeping. O programa que controla boa parte das funções do câmbio tem uma função realmente muito especifica dentro do sistema, que é deixar o carro mais dócil no comportamento nas manobras que as pessoas fazem no carro. E realmente os motoristas poderão estranhar um pouco a forma como o câmbio atua no mecanismo do carro. Isso porque assim que o motorista tira o pé do freio o carro avança automaticamente para frente ou para trás, sendo que o motorista não precisa nem acionar o acelerador.

Fiat Linea Sublime

Mais um recurso que está presente neste novo câmbio que está presente no Linea Sublime é chamado de Auto-Shift Abort, que tem como principal função melhorar o desempenho dos carros nas retomadas, sendo que este recurso obriga o carro a retornar para uma ou duas marchas abaixo até que o veículo tenha força suficiente para a retomada. Mais uma outra funcionalidade do câmbio Dualogic é chamado de Parabolic Gear Shift, que tem a missão de tornar as trocas de marchas mais suaves.

Saiba mais sobre o Fiat Linea

O Fiat Linea é um sedan que faz relativo sucesso no Brasil, mas que ainda encontra dificuldades para competir contra outros carros do mesmo segmento. O carro foi lançado pela Fiat com o objetivo de lançar um sedan que tivesse um comportamento um pouco mais agressivo nas pistas do que outros modelos lançados pela montadora. Prova disso é que a Fiat decidiu lançar o carro já com um motor propulsor 1.4 16V Turbo TJet, com potência de 152cv nas versões mais simples, enquanto que outros modelos do Linea eram lançados com motor E-Torq 1.8 16V com 132 cv.

A primeira versão do carro acabou sendo lançada em setembro de 2008, sendo que na época foi um lançamento muito importante para a montadora que precisava ainda se consolidar no segmento dos sedans médios. O carro é considerado descendente direto de outro veículo que até mesmo conseguiu se tornar bastante conhecido entre os brasileiros, que é o Fiat Tempra.

Outro carro que também acabou sendo substituído pelo Linea foi o Fiat Marea. Uma das características do Linea desde o seu lançamento era justamente apresentar ao consumidor um interior do veículo realmente muito interessante, com um excelente acabamento, o que acabou sendo melhorado durante as últimas configurações e parece ter chegado ao ápice nesta versão especial Sublime.