Quem é apaixonado por carros fica sempre ligado às novidades do mercado, com suas constantes novidades e lançamentos. Afinal, trata-se de uma das áreas de produção mais concorridas de todas, com estratégias de marketing bem agressivas e uma disputa constante por liderança.
Em mais um round dessa luta por surpreender o mercado, a empresa Holden – que é uma divisão da GM Chevrolet, com sede na Austrália – acabou de confirmar, no dia 17 de setembro de 2013, a produção de mais um modelo a se juntar à linha Barina, que é a série de carros de estilo compacto da montadora, sempre representando sinônimo de sucesso de vendas, em nível mundial.
Trata-se do novo Holden Barina RS. Esse belo lançamento será uma versão de estilo bem esportivo do conhecido carro de nome Sonic e, conforme relatos da fábrica na Austrália, o começo de sua produção já está previsto para o mês de novembro de 2013. É importante salientar que esse novíssimo modelo foi lançado como mais uma alternativa para concorrer, de igual para igual, com modelos como o VW Polo GTI, ou ainda o Suzuki Swift Sport e até mesmo o Ford Fiesta ST. Ou seja, será, sem dúvidas, uma duelo de titãs das quatro rodas.
Especificações do Holden Barina RS
Exatamente como ocorre com o famoso modelo Sonic RS, o novo Holden Barina RS será elaborado com design e DNA bem diferenciados. Esse lançamento esportivo contará, por exemplo, com:
- spoiler em sua parte traseira;
- rodas de liga leve - com aro 17″;
- parte lateral dotada de saias de proteção;
- pintura especial, na cor exclusiva Orange Rock;
- suspensão rebaixada em 10 mm;
- discos de freio nas quatro rodas;
- Debaixo do capô, haverá motor 1.4 Ecotec turbo, de 140 cv de potência, e 20,4 kgfm de torque, bem como muitos outros atributos.
Na área interna do carro há bancos modernos, com destaque para o detalhe da inscrição RS, além de volante de base achatada – mais ergonômico e confortável – e um completo painel de funcionalidades.
Foi criado pela marca australiana, ainda, um ótimo conjunto de direção elétrica por um lado, e transmissão automática, por outro, que será exclusivo para o mercado automotor australiano. Conforme dizem os engenheiros da Holden, no intuito de lançar um produto de qualidade no mercado, foram feitos inúmeros testes para avaliar e validar o carro. Alguns profissionais chegam a fazer relatos dando conta de “milhares de quilômetros” de rodagem, visando fazer mais e melhores testes de validação. Até hoje, ainda há testes em andamento, agora em estradas públicas australianas e no campo de provas da Holden.
Uma curiosidade: na versão liberada ao mercado dos EUA, esse compacto será fabricado com câmbio manual de seis marchas, ou, em uma opção automática, de seis marchas opcionais.
O novo Holden Barina RS deverá estar disponível ao mercado no mês novembro e o preço deverá ser confirmado à época de lançamento.