A Honda apresentou no dia 30 de janeiro o seu Honda Civic 2014, que por fora não apresenta muitas novidades, mas por dentro é equipado com um potente motor 2.0, nas versões LXR e EXR que substituem as versões LXL e EXS. A versão de entrada LXS do Novo Honda Civic continua usando o bloco 1.8, porém a versão atual passa a contar com um cambio de seis marchas, que possibilita ao motorista explorar da melhor forma o desempenho do carro. O propulsor RA20 2.0 16V possui comandos simples com variador de fase na admissão (i-VTEC),e sempre estará veiculado ao potente e produtivo câmbio de cinco marchas.

Honda Civic 2014 chega ao mercado nacional

O Novo Civic possui uma potencia de 150 e 155 cv @ 6.300 rpm e o torque máximo do carro pode chegar a 19,3/19,5 kgfm @ 4.800 rpm, sendo abastecido com gasolina e  com etanol respectivamente. Já, quando se trata do motor, o carro pode ser considerado básico/médio, dependendo da avaliação de cada um e possui um motor 1.8 16V que continua rendendo 138/140 cv @ 6.200 rpm e 17,5/17,7 kgfm @ 4.300 rpm,  absolutamente vinculado ao novo câmbio manual de 6 marchas ou o câmbio automático de antes.

Tecnologia Flex One

A tecnologia que foi usada na partida sem tanquinho de combustível é chamada pela montadora de Flex One, e o sistema consiste basicamente em velas aquecedoras de combustível que quando estão submetidas a temperaturas inferiores a 20oC são acionadas através de uma corrente elétrica enviada para as resistências, sendo assim, uma por cilindro do veículo. Ou seja, quanto menor a temperatura, maior vai ser a amperagem e devido a isso a Honda adotou baterias de 60 Ah nos carros com Flex One, contraponto das betrias de 47 Ah dos modelos que possuem motor 1.8.

Falando um pouco mais do sistema Flex One:Com a chegada do motor 2.0, a Honda aproveitou para lançar o sei novo sistema de partida a frio que possui o batismo de Flex One. O equipamento consiste em dispensar o pequeno tanque de gasolina que ficava no para-lama dianteiro do veículo e possuída uma espécie de bocal de abastecimento exclusivo.

Assim como acontece no sistema do motor 1.6 EC5 da PSA, (Peugeot Citroën), o  sistema Flex One adicionado pela Honda ao Civi possui a missão de aquecer o etanol para facilitar a partida do carro. A única diferença entre o sistema normal, e este agora adotado no Honda Civic  é que o sistema usa velas com pré-aquecimento, ao invés das conhecidas resistências elétricas usadas no sistema da PSA.

Honda Civic 2014 começa a ser vendido.

Itens de série

Entre as novidades tecnológicas e as mudanças de equipamentos, todas as versões  do Honda Civic agora passam a ter como item de série o Bluetooth e chave ao estilo canivete, além de possuir o belo revestimento de carpete na tampa do porta-malas.

Já a versão LXR do Civic 2014 conta com modernos faróis de neblina, paddle-shifts para troca de marcha, ou seja, um grande auxílio para o motorista e revestimento das alças do porta-malas em material nobre. Enquanto todas essas novidades estarão presentes na versão LXR, a versão EXR não possui nenhuma novidade em equipamentos e itens de série, mas mesmo sem possui nenhum grande investimento da montadora, essa versão do carro promete ser sucesso de vendas.

Preço

O Civic 2014 já deve estar nas revendas da marca, até mesmo por ter sido divulgado pela Honda que o carro chegaria até começo desta semana na grande maioria de suas lojas. O preço de R$ 66.690 para o LXS manual é um atrativo para os compradores fieis da marca enquanto, com R$ 3.000,00 a mais você pode levar a versão automática do veículo, que possui o preço total de R$ 69.990. A versão intermediária do modelo LXR custa R$ 74.290 enquanto a versão top EXR possui um preço mais salgado e sai de fabrica custando R$ 83.890.

O principal rival do Honda Civic 2014 é o Toyota Corolla. Ambos são dois sucessos de vendas e de critica das duas montadoras e praticamente desde que foram lançados, quase que no mesmo espaço de tempo, os carros duelam entre si para ficar um a frente do outro no ranking dos mais vendidos nesta categoria.

O visual estético do carro não apresenta modificação alguma, a não ser a presença do logotipo da Honda no porta – malas, e por dentro, o grande destaque fica pela excelente qualidade do sistema de som com Bluetooth e comandos no volante, facilitando assim a vida do motorista.

  • Honda Civic 2014 - Foto 1
    Honda Civic 2014 - Foto 1
  • Honda Civic 2014 - Foto 2
    Honda Civic 2014 - Foto 2
  • Honda Civic 2014 - Foto 3
    Honda Civic 2014 - Foto 3
  • Honda Civic 2014 - Foto 4
    Honda Civic 2014 - Foto 4
  • Honda Civic 2014 - Foto 5
    Honda Civic 2014 - Foto 5

Durante o lançamento do novo motor do Civic, a única novidade do carro, a Honda confirmou a chegada do modelo CR – V para o mês de abril deste ano. Revelado também não Salão do Automóvel, o utilitário ganhará o mesmo propulsor do Civic, com o sistema Flex One.

Também confirmado pela montadora, o modelo SUV ganhará até o final do ano uma opção 4X2 da versão top de linha EXL que é até então oferecida somente com tração integral.

E ainda tem mais novidades sobre a Honda Civic 2014, pois a montadora confirmou o retorno da versão esportiva Si no ano que vem, mas não revelou quando será o lançamento deste modelo. A novidade Si do Civic possuirá um potente motor 2.4 com 200 cavalos de potência, junto com um câmbio de seis marchas. A Honda não deu mais informações sobre o modelo, mas o que se sabe é que provavelmente ele seja fabricado no Brasil na versão sedã, com motor e câmbio importados.

Uma novidade que o Civic 2014 possui é o modo ECON, já adicionado ao veículo, que altera uma série de parâmetros do carro para que ele possa economizar combustível. Com isso as respostas do acelerador ficam mais lentas, mas acaba mantendo um ritmo um ritmo tranquilo de viagem e o motorista quase não percebe a diferença e usando tanque com 100% de etanol e andando no limite de velocidade urbano, o consumo do modelo ficou entre os 9,8 quilômetros rodados por litro de gasolina.