Mais um carro que já havia sido mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano está sendo lançado neste final de ano nas concessionárias brasileiras. Desta vez o lançamento não é bem um modelo totalmente novo e desconhecido do público, mas sim um carro que está mostrando um novo design e também algumas outras novidades bem interessantes. O Honda Fit Twist pode ser considerado uma versão um pouco mais esportiva do compacto que sempre foi conhecido por suas curvas mais recatadas.

Honda Fit Twist

Mas desde já é necessário fazer alguns avisos para as pessoas que já estão pensando em comprar o carro para fazer alguma espécie de trilha ou de enfrentar aqueles caminhos mais difíceis das cidades rurais. Este carro pode aparecer até um pouco mais esportivo e radical, mas a capacidade que ele tem continua sendo a mesma dos outros modelos do Honda Fit. Portanto, é importante ressaltar que este carro ainda mantem a sua principal característica urbana, sendo que não é recomendado para estradas que sejam mais desafiadoras para os veículos.  Em compensação, para as pessoas que estão querendo um carro para andar nas cidades e que passe esta impressão um pouco mais jovem o Twist pode realmente ser uma boa opção.

Motorização

De acordo com as informações oficiais que foram repassadas pela montadora em relação as informações técnicas do veículo, ele segue tento um motor 1.5 flex, o mesmo que acaba sendo encontrado nos modelos anteriores que já haviam sido lançados do mesmo carro. O carro continua tendo as mesmas 115/116 cv. Além disso, o veículo também possuí algumas opções relacionadas ao câmbio, sendo que os motoristas podem comprar os carros com transmissão manual ou ainda escolher o modelo com transmissão automática, sendo que em ambos os casos o carro mantém as suas cinco marchas.

Os representantes deixaram alguns motivos claros para não mudar o sistema mecânico do carro. Antes de mais nada, a montadora achou que não valeria a pena investir neste redesenho porque não é isso que as pessoas procuram quando vão comprar um carro aventureiro dentro dos segmento urbano, como vamos ver mais a frente. O outro motivo é que a montadora está prezando por uma das principais vantagens do carro, pelo menos de acordo com a avaliação dos próprios cliente, que e a dirigibilidade.

Mudanças no design

Fica bem claro que a montadora está focando realmente em um público específico para vender este novo modelo do Honda Fit, que é justamente os jovens que acabam circulando mais pelas ruas das grandes cidades mas que de vez em quando precisa pegar o seu carro para ir até uma praia próxima. O carro, com todas as mudanças que resolveu apresentar neste novo lançamento, consegui um visual diferenciado. Os próprios diretores e representantes da marca, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, onde o carro estava sendo mostrado, deixou claro que o design é o ponto chave neste lançamento.

Honda Fit Twist no Salão de SP

A empresa teria feito algumas pesquisas para identificar os elementos mais importantes no momento das compras de carros considerados do segmento mais aventureiro, e um dos elementos mais importantes na hora da decisão da compra é justamente o design do veículo. Ou seja, as pessoas não estão preocupadas propriamente com a vocação do veículo em ser ou não modelo off-road, mas sim está preocupado com o fato dele parecer um carro deste estilo e também ter acessórios que facilitem a vida de quem precisa viajar, como um bom porta malas, por exemplo.
Dentre as principais novidades que podem ser elencadas no design externo do veículo estão as seguintes:

- Grade Frontal: A parte da frente do carro acabou ganhando um design mais inovador e sofisticado, com um acabamento cromado que ficou muito interessante;

- Farol de Neblina de série: O assessório desenvolvido com design diferenciado especialmente para este modelo auxilia o motorista quando ele tem sua visibilidade prejudicada;

Honda Fit Twist

- Roda de Liga Leve LX: Este é um modelo também diferenciado no carro porque ele permite que a pessoa deixe ele mais personalizado;

Existem também alguns outros detalhes nos frisos das portas que realmente deixaram o carro muito interessante. Já no interior do carro a montadora preferiu não mexer muito. Em termos de acabamento o carro acabou ganhando alguns detalhes cromados e prateados que realmente dão uma certa diferença para o motorista mais atento, mas o mais desatento pode passar despercebido por estas modificações mais internas.

O porta-malas mantém o prático sistema ULT de rebatimento dos bancos e ganhou acabamento impermeável (incluindo a parte posterior dos bancos traseiros), que não permite a passagem de resíduos. Assim, é possível carregar objetos úmidos, como prancha de surfe ou roupa de mergulho, sem danificar o acabamento e facilitando a limpeza posterior.

Confira mais imagens do Fit Twist:

  • Honda Fit Twist - Foto 1
    Honda Fit Twist - Foto 1
  • Honda Fit Twist - Foto 2
    Honda Fit Twist - Foto 2
  • Honda Fit Twist - Foto 3
    Honda Fit Twist - Foto 3
  • Honda Fit Twist - Foto 4
    Honda Fit Twist - Foto 4
  • Honda Fit Twist - Foto 5
    Honda Fit Twist - Foto 5
  • Honda Fit Twist - Foto 6
    Honda Fit Twist - Foto 6