Para que uma fabricante automotiva cresça, o caminho mais óbvio é concentrar seus investimentos nos segmentos com mais aceitação e rentabilidade. É exatamente isso que a JAC Motors está fazendo no Brasil. A marca já descontinuou os compactos J2 e J3 no país, concentrou suas atenções nos SUVs T40, T5 e T6 e, agora, entra no mercado de VUCs – veículos urbanos de carga – com o novo V260. A fabricante chinesa já atuava na categoria de comerciais com a van T8 e chegou a vender por aqui o VUC T140. Agora pretende ampliar seu alcance em uma área em que é uma das mais tradicionais em seu país de origem há mais de 50 anos – e também a maior exportadora local de caminhões há 15 anos.

JAC V260

Com as restrições de tráfego para veículos maiores de carga em grandes centros urbanos e o crescimento do comércio eletrônico, os VUCs apresentaram uma retração bem menor que os demais segmentos de veículos comerciais. Mas esse não é o único motivo para a movimentação da JAC na venda do V260: o fim do regime de cotas que limita as vendas de importadores, trazido pelo Inovar Auto e previsto para se encerrar no final desse ano, vai permitir a chegada de novos modelos em volumes significativos a partir de 2018.

JAC V260

Chama atenção no V260 o bom torque, de 26,5 kgfm a 1.800 rpm – a título de comparação, seus principais concorrentes, Kia Bongo e Hyundai HR, chegam a 26 kgfm. A potência, no entanto, deixa a desejar diante dos rivais. O motor 2.0 16V turbodiesel rende apenas 95 cv, enquanto Hyundai HR e Kia Bongo atingem 130 cv com seus propulsores 2.5, também turbinados e movidos com diesel. A transmissão é de seis velocidades, sempre manual.

JAC V260

O modelo da JAC tem PBT de 3.200 kg, com capacidade de transportar 1.510 kg de carga útil, o que representa cerca de 300 kg a menos que os concorrentes das fabricantes coreanas. A distância entre-eixos é de 2,47 metros, o que permite certa versatilidade na escolha do implemento ideal, como carrocerias de metal, madeira ou baú. Para tentar chamar a atenção de quem depende exclusivamente do caminhão para se sustentar, a JAC garante ter baixo custo de manutenção e agilidade no fornecimento de peças de reposição às concessionárias, com uma graduação de 95% de “pronto-atendimento”, com até 24 horas de prazo para a entrega dos componentes em um raio de 600 km da Grande São Paulo.

JAC V260

As longarinas que compõem o chassi do V260, segundo a JAC, são reforçadas, com perfil retangular de 100 mm de altura por 50 mm de largura. A chapa das travessas tem espessura de 4,5 mm. A garantia total vale por 3 anos ou 100.000 km rodados. Implementos poderão ser adquiridos diretamente na rede de concessionários, fornecidos por empresas aprovadas pela JAC Motors.

JAC V260

Em termos de equipamentos, o ar-condicionado é de série e alarme, vidros e trava com acionamento elétricos, rádio MP3 com entrada USB, direção hidráulica, coluna de direção regulável na altura, airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas a 15 km/h, regulagem de altura do facho dos faróis e porta-copos estão inseridos no pacote. Os freios são assistidos por ABS e o V260 ainda recebe a exclusiva JAC Connect Front Camera, uma câmara alojada no retrovisor central que grava, em um cartão de memória, todas as imagens à frente do caminhão. O preço inicial também chama atenção: R$ 69.990, contra os R$ 73.990 pedidos pelo Kia Bongo e os R$ 73.720 cobrados pelo Hyundai HR.

JAC V260


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação