Uma boa forma de entender mais sobre as estratégias que estão sendo traçadas para o futuro da empresa aqui no Brasil é dar uma olhada por dentro do mais recente lançamento da empresa aqui no Brasil, o JAC J2. A montadora já havia confirmado no lançamento da fábrica aqui no Brasil que um dos principais mercados que serão explorados nos próximos anos é o Nordeste brasileiro, um mercado que realmente terá uma grande expansão nos próximos anos. E como conseguir ganhar uma boa fatia do mercado na região mais quente do Brasil? Caprichando no ar-condicionado!

JAC J2

Pelo menos esta foi a solução eu foi encontrada pela JAC para conquistar os moradores da região. E realmente o ar-condicionado do JAC J2 é potente a ponto de deixar o motorista gelado em um minuto, resultado de uma nova tecnologia utilizada no compressor e também no radiador que foram escolhidos para compor este carro. E como é lá no nordeste mesmo onde a montadora terá sua primeira fábrica brasileira, fica nítida os esforços concentrados que a montadora está fazendo para desbravar o mercado da parte de cima do Brasil da mesma forma como fez na parte de baixo do mesmo.

O presidente da empresa aqui no Brasil, Sergio Habib, já disse que desbravar o nordeste não será uma tarefa difícil para a marca, porque atualmente a JAC já possui o maior Market Share (participação de mercado) no Nordeste. A previsão da empresa para atuação no mercado aqui no Brasil é de vender pelo menos 19 mil carros aqui no Brasil para os próximos meses. O número projetado acaba sendo menor do que os 24 mil veículos que a montadora conseguiu vender no seu ano de estreia aqui no Brasil, mas a previsão para 2013 é que a marca consiga atingir pelo menos 25 mil carros, sendo que a previsão é que pelo menos 8 mil carros sejam unidades do JAC J2.

Preço e itens

O carro que está começando a ser distribuídos para as concessionárias da marca no Brasil inteiro, sendo que a previsão de início de vendas é já na semana que vem, vai custar R$ 30.990,00 e será vendido como um compacto completo. Além do tão falado ar-condicionado que deverá agradar muito as pessoas neste verão que se aproxima, o carro traz ainda uma série de outros itens, como direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, airbag duplo, CD player com MP3, rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.

Interior Jac J2

Provavelmente o carro não terá outras versões e configurações que serão vendidas aqui no Brasil, já que o pacote que está sendo oferecido já é completo. Um outro problema que o carro deverá enfrentar em relação ao seu futuro é o pouco tempo que provavelmente ele será importado para o País, já que assim que a versão brasileira do JAC for lançada por aqui muito provavelmente o veículo não será mais importado até porque não vai valar mais a pena para a montadora, já que os custos de importação são maiores.

Mas mesmo com a possibilidade de não ter um longo período de vendas por aqui, a montadora investiu pesado para o lançamento do J2 no Brasil, sendo que o carro recebeu uma série de modificações para a sua estreia no mercado nacional. Em relação ao mesmo modelo que é comercializado na China, diversos itens receberam alguma intervenção, como Design, motor, itens de série, revestimento interno, quadro de instrumentos, materiais para isolamento acústico, coxins, câmbio, direção elétrica, suspensão, freio, rodas, sistema de escape, bancos: tudo foi mudado. Parece que o único item que escapou das mudanças foram os faróis que continuam os mesmos.

Design e motor

O compacto que está sendo lançado pela JAC aqui no Brasil propostas muito parecidas com as de outros carros que foram lançados no mesmo segmento, como o Fiat 500. Aliás, o desenho do J2 também foi feito por um estúdio Italiano. O carro tem um visual bastante descolado, com alguns diferenciais que deixam o veículo interessante. As linhas do carro são muito modernas, o que já é uma característica de grande parte dos modelos da JAC no mundo todo. Dentre os principais destaques em termos de design do carro estão as grades do para-choque dianteiro e também para o formato diferenciado das lanternas.

No design interior o carro também segue as mesmas linhas externas, utilizando um console central com fibra de carbono nos detalhes para realçar ainda mais o estilo futurista do carro. Além disso, é possível observar uma série de linhas circulares (influência), com uma iluminação indireta azul no console central que deixou o visual interno muito bonito. O acabamento geral interno do carro realmente é muito bom, mas existem alguns problemas relacionadas a fragilidade de algumas peças que foram identificados, como a de abertura da porta e das saídas de ar.

Jac J2 no Salão do Automóvel de SP

Em termos de espaço interno, a montadora declara que é possível levar quatro passageiros mais o motorista com conforto dentro do carro, mas talvez a palavra conforto neste caso não possa ser levado muito em consideração. Confortável mesmo o carro acaba sendo com três passageiros e mais um motorista. Mesmo assim, os ocupantes do carro não vão encontrar muito espaço para se esticar no interior do veículo. Em termos de altura, a informação oficial é que o J2 possui 1,47m (sendo que ele acaba sendo 1 cm mais alto do que o J3).

O motor do carro acabou superando boa parte das expectativas. Ele é 1.4 VVT 16V (na China é 1.0) de 108 cavalos de potência a 6.000 rpm e 13,8 kgfm de torque a 4.500 rpm. O desempenho do carro realmente é muito bom nos quesitos aceleração, ultrapassagens e retomadas. Além disso a montadora conseguiu fazer um carro leve e fácil de se manobrar, já que a direção elétrica que o carro possui é bem confortável e precisa.

Mas o carro acaba apresentando alguns problemas de estabilidade quando atinge velocidades um pouco maiores. Ao chegar aos 100 Km/h o motorista já começa a sentir a necessidade de corrigir a direção o tempo todo, já que ele começa a balançar nesta velocidade. Os motoristas, principalmente mais inexperientes, poderão se sentir inseguros ao passar por corredores de vento ou por desníveis no solo quando estiver rodando nesta velocidade. Na hora das curvas os motoristas também vão precisar reduzir a velocidade para ter segurança.

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