O primeiro veículo eletrificado da Jeep foi oficialmente lançado no Brasil. Trata-se do Jeep Compass 4xe. A nova configuração chega com o principal diferencial o seu conjunto mecânico equipado com motor 1.3 turbo híbrido plug-in e se torna om topo de linha da família do SUV médio. O carro será importado de Melfi, na Itália, ao contrário de outras versões que são produzidas nacionalmente.
O novo motor híbrido do carro é composto pelo já conhecido propulsor 1.3 turbo T270 que funciona apenas com gasolina e entrega 180 cv e 27,5 kgfm de torque, que traciona sempre o eixo dianteiro. O 1.3 turbo traz ainda um motor gerador auxiliar que é responsável por gerar energia aos sistemas elétricos do SUV. Já o propulsor elétrico gera seus 60 cv e 25,49 kgfm de torque, enviando essa força sempre para as rodas traseiras.
De acordo com os dados que foram revelados pela montadora, quando o sistema híbrido funciona de forma conjunta, a potência combinada é de 240 cv, Com isso, o mercado brasileiro recebe apenas a versão mais potente do carro, já que na Europa também pode ser encontrada no mercado uma variante que oferece de 190 cv.
O motor elétrico presente no veículo é alimentado por uma bateria de 11,4 KW, que segundo a Jeep proporciona até 44 quilômetros de autonomia em modo 100% elétrico, enquanto que a autonomia do sistema híbrido é de louváveis 927 km. Com isso, o modelo deve oferecer um consumo médio de 25,4 km/l na cidade. E como trata-se de um modelo plug-in, a recarga das baterias que alimentam o motor elétrico pode ser recarregadas em uma tomada.
O visual do novo Compass 4xe é basicamente o mesmo da versão Série S, também vendida no mercado brasileiro. Destaque para as molduras dos para-lamas pintadas na cor da carroceria, assim como a porção inferior dos para-choques. A grande diferença fica por conta dos logotipos pretos da Jeep com contorno em azul no capô e na tampa do porta-malas.
O valor de venda do modelo no Brasil é de R$ 349.990.