A Kia mostrou ao mundo nessa semana a sucessora oficial da sua Besta, modelo icônico que foi vendida no Brasil durante boa parte da década de 1990 e começo dos anos 2000. Agora, o veículo chega com uma configuração completamente elétrica e modular, inaugurando uma nova família de utilitários da marca.

Kia lança sucessora da sua Besta com configuração elétrica e modular

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora na apresentação oficial do carro, a PV5 será produzida sobre uma nova plataforma, chamada E-GMP.S, dedicada a veículos de serviço elétricos.

O veículo terá um conjunto mecânico formado por motor elétrico dianteiro de 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O veículo conta ainda com íons de lítio de 43,3 kWh de capacidade na versão Cargo, mas pode ser de 51,5 kWh ou 71,2 kWh nas configurações de passageiro, formando uma autonomia de até 400 km no ciclo WLTP. Sua arquitetura é de 400 Volts, permitindo uma recarga rápida de 10% a 80% em apenas 30 minutos.

Uma das grandes novidades do carro será um sistema ativo de IoT (Internet das coisas) que permite transmitir dados em tempo real para gestão da frota sem a necessidade de instalar rastreadores ou outros instrumentos externos. Ele vai funcionar em parceria com a Samsung.

Kia lança sucessora da sua Besta com configuração elétrica e modular

Outra característica do modelo é sua carroceria dividida em quatro módulos. As únicas partes fixas são a cabine do motorista e o assoalho, onde ficam localizados o motor e as baterias. Os outros 3 módulos para trás da coluna B podem ser customizáveis de acordo com o uso.

Com isso, o modelo poderá ser facilmente adaptado para o transporte de passageiros, com configurações de cinco, sete ou oito lugares, ou ainda transporte de cargas. E ele ainda pode ser configurado para as finalidades específicas.

Por enquanto, a montadora não confirmou o lançamento da nova Besta no Brasil. Na Europa, o carro vai custar a partir de 35 mil euros.