As montadoras Kia e Hyundai, da Coreia do Sul, embora sejam inexperientes em relação à fabricação de modelos elétricos ou híbridos, têm mostrado bastante empenho em superar esses desafios e começar a oferecer tecnologia de ponta nesse segmento. Se pensarmos no caso da Kia, há, em desenvolvimento, uma versão de seu veículo Kia 2014 totalmente elétrica, em sua segunda geração. A fabricação do Soul EV foi confirmada oficialmente, há pouco tempo.
Tal novidade virá com o mesmo visual já mostrado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Também virá equipado com motorização elétrica composta por 81,4 kW, oferecendo um torque de 29,1 mkgf, sendo alimentado por bateria de 27 kWh, à base de lítio-polímero, com autonomia de 200km, com somente uma carga, reunindo sustentabilidade e economia.
“Apesar de ser o primeiro veículo completamente elétrico comercializado pela Kia Motors, o Soul EV é já o segundo modelo da marca a incorporar tal tecnologia e terá todos os benefícios de nossa profunda experiência adquirida com o desenvolvimento do Ray EV nos últimos três anos”. Assim declarou Thomas Oh, que ocupa o cargo de vice-presidente Executivo e COO da Kia Motors Corporation.
Conforme a marca divulga, o carro é capaz de seguir de 0 a 100 km/h em até 12 segundos, chegando a 145 km/h de velocidade máxima. Para carregá-lo corretamente, pode ser utilizada qualquer tomada e estará pronto para ser utilizado novamente em 5 horas. Haverá ainda, neste novíssimo modelo: faróis e lanternas à base de LED, sem contar com rodas aro 16’’, de liga leve, e ainda console na região central, com uma tela de 8’’. Arrematando o caráter sustentável do projeto, ainda há pintura ecológica e o uso de materiais reciclados e antibacterianos. Tanto os freios quanto o “ponto morto” são regenerativos, o que também auxilia na segurança e na economia de energia, ampliando a autonomia do modelo. Há ainda uma central multimídia no painel, de 8’’.
Muitos protótipos do Kia Soul EV estão sendo fabricados e passando por testes na própria Coreia do Sul, além de América do Norte e Europa, para, entre outras coisas, medir a sensação do usuário.
O Kia Soul elétrico 2014 sendo posto à venda na segunda metade do ano de 2014. Esperamos que o preço seja convidativo e, até lá, a política energética brasileira tenha se desenvolvido o suficiente para absorver tal demanda crescente. Afinal, tudo isso será em prol do próprio meio ambiente e sua sustentabilidade.