A italiana Maserati – adquirida pela Fiat – guardava uma imagem, para o mercado, de que estava fadada ao desaparecimento completo. Entretanto, como uma reviravolta espetacular, tem renascido e vem se posicionando com bastante sucesso, nos postos mais altos dentro do segmento de modelos esportivos de alto luxo. Com esse novo embalo, agora a Maserati não se dá por contente, e quer tomar para si fatias mais robustas do mercado, para crescer de forma mais consistente.

Para simbolizar esse esforço, há um grande lançamento que ocorreu no último Salão do Automóvel de Xangai, na China: trata-se do sedã Ghibli. Seu nome foi tomado por empréstimo de um vento famoso que ocorre, especificamente no deserto do Saara, no Egito.

É importante destacar, contudo, que se engana quem pensa que esse é um lançamento inédito. Bem ao contrário, é uma nova versão de uma linha que existe há quase 50 anos, desde 1966. Sinal dos tempos, uma vez que a própria Maserati, fundada em 1914, completará um século de existência no ano que vem.

Detalhes da Maserati Ghibli

Maserati Ghibli

O novíssimo exemplar da clássica linha Ghibli possui 4,97 m de comprimento e 2,99 m de distância entre-eixos. Além disso, reúne todos os recursos tão esperados para sedãs desse mesmo nível – tais como: faróis a base de xenônio, ESP, ar-condicionado bizona, central de recursos multimídia etc.

No velho continente, o Maserati Ghibli é comercializado em 4 versões distintas, com uma combinação exclusiva – e de alto nível – que envolve:

  • 3 motores matadores do tipo V6, sendo que: dois a gasolina, com potências de 330 cv e 410 cv, e um terceiro, a diesel, com 275 cv de potência;
  • dois kits de transmissão, tração traseira – 4x 2 – e tração nas 4 rodas, central eletrônica;
  • câmbio automático, de oito marchas.

Maserati Ghibli 2014

Embora essas modernidades mudem a tradição da Maserati – razão pela qual a marca é venerada por muitos fãs – o DNA cheio de estilo permanece intocado. Para exemplificar esse aspecto, há, por exemplo, a semelhança entre o Ghibli e o Quattroporte – chique top de linha da montadora – em relação ao design da grade frontal – que, por sua vez, tem aparência que remete à década de 1950 – bem como as saídas laterais de ar e colunas traseiras, com forma de triângulo ao encontrar com os para-lamas robustos do modelo.

No Brasil, ainda não há qualquer previsão de lançamento do Maserati Ghibli, conforme informações da representante Maserati em território nacional, a Via Italia.