Para alguns felizes proprietários de um esportivo da McLaren, tudo o que faltava era a possibilidade de sentir o vento no rosto. Isso agora mudou, graça ao lançamento da versão Spider, do McLaren MP4 12C. A fabricante divulgou tanto fotos quanto informações dessa novidade, que será equipada com um teto rígido, mas retrátil, criado com a mesma tecnologia, de fibra de carbono, da carroceria – chamada de MonoCell – o que garante a leveza e a segurança.

O teto pode ser aberto em uma velocidade de até 30 km/h, em um processo que toma apenas 17 segundos. Não é preciso se preocupar com qualquer turbulência ou desconforto ao abrir o teto, pois há defletores atrás dos assentos, que, ao ser acionados, reduzem a sensação, proporcionando conforto superior.

 MP4-12C Spider

A fabricante McLaren também empregou esforços, com a finalidade de não causar obstrução à visibilidade do motor, que permanece inalterado. Assim, há uma espécie de vitrine na parte traseira do modelo 12C, para que se possa admirar, em toda sua beleza e poder, o V6 3.8 biturbo, com 625 cv de potência – que ainda detém transmissão automática, sete velocidades, dupla embreagem SSG – que está neste modelo, com teto.

Embora se esperasse o oposto, felizmente o inacreditável desempenho da máquina não foi abalado em nada, por conta do teto rebaixado. Sua aceleração, por exemplo é de 3,1 segundos – de 0 a 100 km/h – apenas na variação para 200 km/h o motorista sentirá um pouco mais de lentidão – no tradicional são 8,8 segundos, na nova versão 9,0 segundos. A velocidade foi um pouco reduzida: se antes se atingia 333 km/h, agora 329 km/h.

O interior do carro, como não poderia deixar de ser é incrível e confortabilíssimo, uma vez que há o ajuste elétrico de bancos. A ambientação é de couro Alcântara e detalhes em fibra de carbono. Há, inclusive, um porta-malas dianteiro. Apesar de não ser muito grande, é funcional.

McLaren MP4-12C Spider

Na parte do console central, diversos botões propiciam que seja escolhido um entre três tipos distintos de regulagem, para a transmissão semiautomática do modelo – que ainda inclui sete marchas, dupla embreagem e também suspensão. Caso o ajuste seja feito para a posição “normal”, o carro fica com mais conforto e com passagem de marchas muito suave. No modo Sport, a compensação fica justamente nessa interação: enquanto o câmbio é mais macio, a suspensão é um pouco mais dura. A terceira regulagem, “Track”, deixa o carro mais firme – ou “duro” – e mais selvagem, para guiar.

Importado para o Brasil, com exclusividade, pela empresa Connect Motors, o modelo McLaren MP4 12C Spider tem um preço sugerido de R$1,55 milhão.