Finalmente a Mercedes-Benz está lançando o seu modelo de Minivan lançado em diversos países da Europa no ano passado e que já deveria ter chegado ao Brasil. A montadora anunciou que está trazendo para o Brasil um modelo que passou por algumas modificações em relação aos que foram lançados no Velho Continente. Por aqui a montadora preferiu deixar o visual do carro mais esportivo, o que alinha o lançamento com o restante das linhas atuais da marca.

Mercedes-Benz B 200 Turbo

A Mercedes-Benz confirmou para o Brasil a chegada de duas versões diferentes. A primeira delas será o B 200 Turbo, que será vendida por R$ 115.900,00 e a segunda versão está sendo chamada de B 200 Turbo Sport, que será vendida por R$ 129.900,00. Geralmente as estratégias de venda das montadoras sugerem que sejam vendidos modelos convencionais e esportivos para conseguir atingir um maior nicho de consumidores. Mas neste caso, a escolha não será entre um esportivo e um convencional, ,e sim entre um carro esportivo e outro mais esportivo ainda, já que os dois modelos chegam com uma configurações focada no desempenho, apesar de ainda ser uma minivan.

Mudanças no Chassi

A montadora anunciou algumas modificações para o carro que está sendo lançado no Brasil, sendo que algumas delas já haviam sido testadas anteriormente no modelo que foi lançado originalmente na Europa, enquanto que outras estão sendo lançadas no modelo para Brasil e outros países da América do Sul. O chassi, por exemplo, não é mais o mesmo que havia sido lançado nos carros da primeira geração da mesma marca. O modelo lançado anteriormente era chamado de estrutura sanduíche, com dois níveis para aumentar a resistência em caso de colisão.

Mas muitas coisas mudaram nos últimos tempos em termos de técnicas de produção, principalmente no que se refere a forma como a indústria automobilística lida com o aço. Agora, não é mais necessário ter os dois níveis para conseguir chegar ao mesmo nível de segurança e de resistência apresentado nos modelos anteriores. Os engenheiros conseguem fazer o mesmo trabalho apenas com uma estrutura simples, o que permite que o carro ganhe em leveza. Outra novidade estrutural que o veículo está ganhando neste novo modelo é um novo motor feito de alumínio. Ele apresenta uma série de inovações se comparado aos motores dos outros modelos do B-200, como injeção direta de combustível com novos bicos, que realizam até cinco sprays por ciclo, garantindo maior uniformidade da mistura. A ignição, por sua vez, gera múltiplas faíscas para aumentar a eficiência da queima.

  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 1
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 1
  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 2
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 2
  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 3
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 3
  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 4
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 4
  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 5
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 5
  • Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 6
    Mercedes-Benz B 200 Turbo - Foto 6

Mas o motor do carro ainda apresenta algumas outras alterações relacionadas a sua tecnologia, como o controle eletrônico que ganhou um novo sistema que permite que o fluxo do líquido de arrefecimento a fase fria permite que a temperatura ideal de funcionamento do motor seja atingida mais rapidamente. Todas estas modificações estruturais que foram feitas no carro, ou seja, o chassi mais leve e simples e as nova tecnologias do motor, garantem um rendimento que não havia sido visto ainda em outros modelos.

Esta têm sido as buscas constantes das montadoras, que precisam realmente conquistar os clientes fazendo com que seus carros consumam menos combustível e também emitam menos gases poluentes. A Mercedes-benz conseguiu fazer um excelente trabalho com o B 200 que está chegando no Brasil nestes pontos sem esquecer de manter o excelente rendimento e desempenho característico dos veículos da marca.

Desempenho

Em termos de desempenho, o carro pode provocar algumas discussões. É claro que estamos falando de um modelo com características esportivas da Mercedes-Benz, mas não podemos esquecer que trata-se de uma minivan, ou seja, um carro voltado a família. Portanto, com esta informação em mente podemos analisar de duas formas diferente do motor de 156 cv de potência e 25,5 mkgf de torque: O modelo realmente apresenta um desempenho fraco se comparado aos modelos esportivos como um todo, mas quando comparado a outros veículos com as mesmas características apresenta um desempenho acima da média.

Portanto, pode realmente ser uma boa escolha para os motoristas que gostam de carros com um melhor desempenho nas pistas mas que possuem famílias que precisam ser levadas a bordo. De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela montadora, o carro vai de 0 a 100 Km/h em 8,4 segundos.

Outras características

Os passageiros provavelmente não vão reclamar das acomodações internas deste lançamento da Mercedes. Isso porque o B 200  apresenta realmente um espaço confortável para cinco pessoas adultas dentro do carro sem problema nenhum. Além deste espaço interno, a montadora conseguiu manter outro aspecto muito importante que é a sua própria característica de conforto dentro do veículo. Ou seja, os passageiros além de estarem extremamente confortável ainda poderão desfrutar de um acabamento interno impecável. A única exceção que poderia ser apontada é a parte escura do console, que passa a impressão de qualidade inferior à esperada em um modelo premium.

Internior B 200 Turbo

Os consumidores que esperam grandes diferenças entre os dois modelos que serão lançados aqui no Brasil podem se decepcionar um pouco. O que muda entre o B 200 Turbo e o B 200 Turbo Sport são pequenos detalhes relacionados a cor do revestimento do teto e a textura da faixa horizontal do cockpit.

Em termos de conteúdo, os dois carros estão equipados com  airbags, ESP, ar-condicionado, som e rodas de liga leve. Mas a Sport traz também rodas pretas aro 18 (na outra são cinza aro 16), bancos de couro (sintético), faróis bi-xenônio e Park Assist, entre outros recursos.