Para ocupar o lugar que antes pertencia ao Gol dentro da estratégia de mercado da Volkswagen para o Brasil, a montadora está lançando por aqui o novo Polo Track 2023. O modelo vai se tornar oficialmente o veículo de entrada da empresa alemã por aqui com aposentadoria oficial do Gol.

Novo Volkswagen Polo Track 2023 é anunciado no Brasil por R$ 79.990

A preparação para o lançamento começou publicamente em 2021, quando a VW anunciou que estava trabalhando em uma nova linha de carros de entrada e que a estreia aconteceria com um hatchback em 2023. Agora a empresa oficializa o veículo com o anúncio da sua produção na linha de Taubaté, em São Paulo, ocupando justamente o espaço que antes era utilizado pelo Gol.

O modelo será construído sobre a mesma plataforma MQB-A0 do Polo reestilizado, com entre-eixos de 2,56 metros e a largura de 1,75 m. Em relação ao design, destaque para o novo para-choque com uma grade colmeia mais larga e uma linha preta que faz uma divisão que não é encontrada em outras configurações do hatch.

Novo Volkswagen Polo Track 2023 é anunciado no Brasil por R$ 79.990.

Além disso, na parte da frente também muda com a grade superior, que mantém o desenho interno em colmeia, mas que ficou bem mais larga. O modelo conta ainda com o mesmo formato do Polo pré-facelift, mas com um novo desenho interno. Já a parte de trás segue basicamente igual a que já tinha sido apresentada no hatch renovado.

Por dentro também o carro não muda, apenas com inclusão de alguns detalhes de acabamento cinza claro com costura laranja nos bancos.

Novo Volkswagen Polo Track 2023 é anunciado no Brasil por R$ 79.990.

Em relação aos equipamentos, o novo Polo Track terá quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas. As rodas são de 15 polegadas com calotas exclusivas. Terá opcionais, com itens como o rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto. Este pacote está equipando os modelos da pré-venda.

O conjunto mecânico também não apresenta grandes novidades, com o motor 1.0 MPI flex de três cilindros, o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado. São 84 cv e 10,3 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com um câmbio manual de cinco marchas.

O carro está entrando em pré-venda nesta semana, com preços partindo de R$ 79.990. Mas a previsão de início da produção ficou para janeiro do ano que vem.