As pessoas que estavam juntando um dinheiro para comprar um carro importado estão passando por sérias dificuldades, especialmente no Brasil, onde o IPI chegou a 30 pontos percentuais. O governo acaba justificando o aumento do imposto para os carros importados como sendo parte de uma ação que tem como principal objetivo incentivar as fábricas a virem montar os seus veículos no País, tornando o carro mais barato. Mas quando essas medidas já estão incidindo em cima de uma alta carga tributária, o tiro acaba saindo pela culatra.

O que acabou acontecendo é que muitas famílias de classe média, que possuem condições de comprar um importado mediano, mas que precisa economizar para isso, acabam ficando assustadas e nem trocam de carro porque não conseguem comprar o carro que querem e acabam achando que não vale a pena investir em uma máquina que não seja a escolhida. E isso acaba gerando um efeito dominó que acaba resultando no encolhimento das vendas e do mercado, como está acontecendo na Europa e como se começa a observar aqui no Brasil, especialmente neste segmento dos importados.

Mas toda esta introdução no texto foi para falar de um lançamento da Volkswagen no segmento de importados, que é o Tiguan 2013. E é muito provável que este modelo enfrente sérias dificuldades na hora de ser vendido, pela combinação de fatores expostos acima com também a falta de sensibilidade da marca de fazer um modelo que acabou ficando mais caro do que seus concorrentes de mesmo segmento, o que pode ser um tiro na água. Mas o mais triste desta história é que o Tiguan 2013 realmente promete ser um excelente carro, que valeria a pena o investimento, mas que acabou ficando em uma faixa de preços onde o consumidor poderia comprar carros considerados mais sofisticados, em termos de modelo e de marca.

Novo Volkswagen Tiguan

Preços e Modelos

Geralmente começamos falando sobre as mudanças de designe de motorização do veículo, mas no caso seria mais conveniente falarmos sobre o preço que ele ser praticado aqui no Brasil para venda do novo Tiguan. O carro está chegando as concessionárias partindo de R$ 110 mil, ligeiramente inferior ao Kia Sportage e Hyundai ix35 nas variantes topo de linha. Mesmo assim, é significativamente superior aos rivais importados do México e que, portanto, não pagam o imposto extra. Chevrolet Captiva V6 e Honda CR-V EXL custam, quando mais equipados, por volta de R$ 100 mil.

Uma das estratégias de marketing que pode dificultar ainda mais as vendas do novo Tiguan aqui no Brasil é que ele vai chegar apenas no modelo que na Europa é considerado top de linha, com todos os acessórios opcionais de fábrica. Ou seja, os brasileiros não terão a oportunidade de comprar um modelo mais simples do Tiguan por um preço menor. Além do carro chegar com itens opcionais de série, os consumidores ainda terão alguns outros extras que poderão ser comprados, o que pode deixar o carro ainda mais caro.

Volkswagen Tiguan

O grande problema que poderá ser observado nas vendas do Tiguan é que quando um consumidor resolve investir mais de R$ 100 mil em um veículo deste segmento, ele quer ver o s eu investimento retornando em opcionais interessantes e muitas funcionalidades, mas neste aspecto o Tiguan também pode ficar atrás de outros carros do mesmo segmento. Segundo as informações que foram divulgadas pela montadora Alemã, o Tiguan vem com itens como faróis bi-xenônio com filetes de led, rádio com GPS, ignição por botão, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar e sistema de assistência de estacionamento só aparecem como opcionais.

Se o consumidor optar por colocar todos estes opcionais no seu Tiguan novo, que geralmente já acompanham outros carros do mesmo segmento, o preço dele poderá chegar facilmente a R$ 130mil, o que já fica acima da faixa de preço considerada para este segmento de veículo.

Lanterna Volkswagen Tiguan

Acabamento e Design

Pouca coisa mudou neste novo modelo do Tiguan. Parece que a Volkswagen decidiu que este carro precisa ter mais saída antes de fazer modificações mais drásticas na parte de design do veículo, o que poderá botar a perder todos os esforços de marketing para o veículo. Mas mesmo assim o acabamento do carro é muito bonito e um ponto forte deste lançamento alemão. Além do carro realmente ter linhas e ares muito elegantes na parte de fora, no acabamento interno o veículo também sai na frente de outros carros do mesmo segmento, com um interior com encaixes corretos, e uma boa dose de requinte.

Interior Volkswagen Tiguan

No design exterior do carro, o veículo apresenta linhas consistentes, o que torna o carro muito bem resolvido esteticamente. Mas segundo alguns analistas internacionais, apesar de ser um veículo que passa longe de ser feito, ele acaba sendo um tanto quanto discreto no meio de um transito urbano, fazendo com que ele pareça que vale muito menos do que ele realmente vale.

Motorização e tecnologia

O motor que está disponível neste novo Tiguan é um 2.0 TFSI com alto torque de 28,5 kgfm, o que deixa o carro com um bom desempenho, especialmente para aceleradas mais fortes. O motorista poderá ver a diferença, por exemplo, na hora de uma ultrapassagem. O carro vem acompanhado do tradicional câmbio automático.

Em termos de interatividade e de tecnologia presente no novo Tiguan, o carro apresenta um sistema de entretenimento central que possui uma tela um tanto quanto pequena para o tamanho do console, o que pode deixar as pessoas com uma certa má impressão no começo, mas o funcionamento é extremamente intuitivo e com funções muito interessantes para o segmento. O volante é multifuncional com direito até a borboletas para trocas de marcha. Os ajustes elétricos do banco do motorista são opcionais.

Apesar do modelo de entrada ser bastante recheado com itens interessantes, parece que o consumidor não consegue se sentir bem atendido com o preço que precisa pagar para ter acesso a funcionalidades mais tecnológicas que estão disponíveis apenas nos opcionais. A plataforma tecnológica como um todo pode parecer um pouco antiguinha, já que foi inaugurada em 2003, mas não compromete o carro.

Motor Volkswagen Tiguan