A Mitsubishi Motors anunciou esta semana o lançamento no Japão de um modelo híbrido do Outlander. Mas agora a montadora está oferecendo a oportunidade não do motorista rodar com um carro que pode ser movido dom dois tipos de combustíveis diferentes, mas sim com um motor movido a gasolina e outro que impulsiona o carro movido a energia elétrica. Esta não é a primeira experiência da montadora no segmento de elétricos, já que no ano passado ela já havia lançado o iMiEV.

Outlander híbrido

De acordo com as informações que foram divulgadas durante o evento de lançamento do veículo, esta nova versão da Outlander vem equipada com um motor 2.4 MIVEC a gasolina e outros dois motores elétricos, sendo que cada um dos motores é feito para ser responsável por um dos eixos do veículo. O resultado desta combinação realmente é surpreendente se realmente cumprir o que a montadora está propondo, como a possibilidade de rodar até 60 m com apenas um litro de gasolina. O carro, de acordo com o anuncio oficial, vai ser lançado no mercado japonês custando 3.2540.000 ienes, o que dá cerca de R$ 77 mil.

Economia

Este novo modelo, seguindo os passos da geração anterior do mesmo carro, ainda tem tração integral, tanto no modo que utiliza o motor a combustão quanto o motor elétrico que também pode ser utilizado. Desta forma, a fabricante garante que este pode ser um dos carros mais econômicos do ano, que vai permitir que o veículo quando circular apenas com os dois motores elétricos do modelo, poderão percorrer até 60 Km sem emitir uma única partícula de CO2 no ambiente. Já quando o motorista optar por utilizar os dois motores elétricos combinados com o modelo a combustão movido a gasolina, o alcance total com o tanque cheio poderá chegar até 800 Km antes que o motorista precise parar para fazer o abastecimento.

A recarga das baterias de íon lítio é efetuada pela ação do bloco a gasolina e também com ajuda do sistema de freios regenerativos, que transformam a energia cinética das frenagens em carga extra para a bateria. O conjunto também pode ser recarregado na rede elétrica convencional, processo que, segundo a Mitsubishi, leva quatro horas ou 30 minutos com um recarregador rápido.

A Mitsubishi revelou que de acordo com o seu planejamento inicial, a ideia é vender pelo menos 4 mil unidades do novo Outlander até abril de 2013 no Japão. A fabricante não se manifestou ainda sobre a possibilidade do modelo ser exportado para outros países.