O mercado brasileiro já pode comemorar o lançamento de mais uma edição limitada de um carro que conseguiu fazer um relativo sucesso no mercado nacional. Trata-se do Peugeot 408 Limited. A montadora fez questão de colocar o “limitada” até mesmo no nome deste lançamento para deixar bem claro aos consumidores que para comprar um destes veículos a pessoa deverá ser rápida. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Peugeot, serão apenas 408 unidades a ser vendidas.

Peugeot 408 Limited

Dentre os principais destaques desta versão limitada do carro está um sistema multimídia que vem já de fábrica. Ou seja, os motoristas não vão precisar comprar nada mais para ter acesso aos recursos de áudio e também de vídeo que carro proporciona para seus motoristas ou para os passageiros. A principal atração do sistema multimídia, ou pelo menos a parte que a pessoa terá mais contato, é a tela de sete polegadas que estão instalada no painel do carro que é sensível ao toque.

E acompanhando as últimas tendências, a tela não serve apenas para os usuários assistirem seus vídeos prediletos. A tela também serve de entrada para inúmeros outros recursos que podem ser operados no carro.

Interior Peugeot 408 Limited

Pela tela LCD, que de acordo com as imagens que foram divulgadas terá uma excelente resolução para evitar problemas de visualização dos vídeos ou de outras imagens ou menus que aparecem no vídeo, os motoristas também poderão controlar todo o sistema de áudio do carro, controlar os sistemas de vídeo, que pode ser escolhido entre o DVD ou VCD, além dos sistemas de navegação por GPS e o receptor de TV digital. É possível também ter acesso as imagens que estão sendo capturadas pela câmera de ré do carro na tela LCD, o que pode ser uma mão na roda para as pessoas que possuem mais dificuldade na hora de fazer a manobra.

Como não poderia deixar de ser, o sistema multimídia que foi instalado no carro permite com que os motoristas ou passageiros possam conectar seus diversos dispositivos móveis sem grandes complicações. Para isso o sistema conta com entradas auxiliares USB permitindo que a pessoa conecte sem maiores problemas, já que o reconhecimento de iPods e outros sistemas podem ser feitos na hora. O sistema conta também com entrada e saída auxiliar A/V, saída pré-amplificada RCA, saída pré-amplificada para subwoofer (RCA) e potência de 26 watts RMS em cada um dos quatro canais.

Sistema multímidia Peugeot 408 Limited

O Peugeot 408 Limited ainda possui algumas outra surpresas para os motoristas em termos de itens: o equipamento já vem com o ar condicionado digital que foi redesenhado com duas zonas de regulagem de temperatura, bancos com revestimento de couro, um computador de bordo, sensores de chuva e também crepuscular para acionamento das luzes correspondentes do carro, faróis de neblina, piloto automático, retrovisor interno fotocrômico, sensor de estacionamento traseiro ( que também acompanha a câmera de ré que já foi mencionada anteriormente), freios ABS com assistente de frenagem de emergência e airbags frontais, laterais e do tipo cortina completam o sistema de segurança do carro.

Tela 7 polegadas Peugeot 408 Limited

O carro vai chegar ao mercado nacional com preço sugerido de R$ 64.990,00

Saiba mais sobre o Peugeot 408

O carro foi mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2010, sendo que o lançamento aconteceu em março de 2011 aqui no Brasil, com a fabricação dos veículos acontecendo na Argentina. Como o próprio número que está no final do nome do carro, ele é a oitava geração do sedan de 4 metros, que na verdade é de 4,69 metros, sendo que ele acabou substituindo dois carros anteriores da marca, o 407 Sedan e também o 307 Sedan.

O carro teve uma fabricação bem específica para os países da América do Sul, já que a plataforma de desenvolvimento do 408 foi feita exclusivamente para nações emergentes. O objetivo da marca era conseguir atualizar ao máximo a marca, mas ao mesmo tempo manter um preço acessível para o consumidor de países como Argentina e América do Sul. Além disso o conjunto do carro que foi lançado por aqui foi feito com o principal objetivo de durar mais nas estradas mais acidentadas características da região. O motor que foi lançado nas versões do 408 é um 2.0 flex, que é o mesmo que está presente também na série limitada que está sendo lançada no Brasil, com potência máxima de 151 cv com etanol abastecendo o tanque.

O 408, em termos de design, foi considerado conservador por grande parte da mídia especializada, o que na verdade acabou seguindo uma tendência dos lançamentos mais recentes dos veículos do segmento de sedans médios. Mas é claro que isso não significa obrigatoriamente que o carro tenha sido lançado apenas para repetir fórmulas antigas, pois isso não justificaria a criação do carro. Algumas soluções novas podem ser identificadas no 408, principalmente nas laterais, onde antes existiam superfícies lisas e frisos de pouca expressividade e agora há vincos marcantes assimétricos, que dão a noção de movimento.

Nos testes que foram publicados sobre o comportamento do carro nas pistas, grande parte dos analistas chegaram a conclusão que o carro apresenta um desempenho muito semelhante ao do 307 sedan. Dentre os destaques do lançamento estava a suspensão macia que absorvia muito bem as irregularidades das pistas, deixando o carro muito macio de se dirigir, deixando o carro acima de tudo mais leve do que seus antecessores. Um dos grandes responsáveis também está relacionado a direção hidráulica.