Atualmente alguns segmentos do setor automotivo estão sendo dominados pelas montadoras asiáticas, dentre eles o de carros de luxo sedãs. Maras como Kia e Hyundai conseguiram fazer lançamentos realmente muito competentes nesta área, tanto em relação ao desempenho e ao design quanto também as questões relacionadas ao custo-benefício. Por isso, a partir de agora sempre que uma marca lançar um carro neste segmento terá que ficar de olho no que estão fazendo do outro lado do mundo para tentar tirar eles do topo e conseguir emplacar um carro na lista dos mais vendidos. Esta é a missão do Peugeot 508 THP.

Peugeot 508 THP

Mas nem sempre a melhor forma de atacar os adversário é usar as mesmas armas e estratégias. Aliás, geralmente quando uma empresa que está atrás faz as mesmas coisas que a líder no segmento a empresa continua atrás, porque se ela está fazendo o mesmo, quase sempre vai prevalecer quem faz o mesmo por mais tempo. A montadora francesa sabe bem disso e pretende desbancar algumas destas marcas orientais com armas diferentes das utilizadas por eles. Ao invés de designs extremamente arrojados e diferenciados, entre em cena um design mais sóbrio, e em termos de desempenho a montadora está apostando mais na eficiência e na boa dirigibilidade do que efetivamente na força bruta.

Peugeot 508 THP - Traseira

Foco na eficiência

Como já dissemos anteriormente, a grande arma secreta deste novo modelo da Peugeot é fazer com que os motoristas esqueçam um pouco a potencia dos motores que prometem muito e fazer com que eles tenham mais atenção a aspectos mais práticos que estão presentes no dia a dia de que dirige, como conforto e dirigibilidade. Para dar mais atenção a estes aspectos, a montadora decidiu não mexer muito na plataforma de mecânica utilizada para o 508, usando a mesma dos mais recentes lançamentos da empresa, como crossover 3008, o sedã 408, o cupê RCZ e, em breve, o hatch 308.

Os motoristas que comprarem o 508 encontrarão um motor 1.6 16V turbo de 165 cv com injeção direta desenvolvido em parceria com a BMW. Esta injeção eletrônica pode ser considerada uma versão mais apimentada das que já são encontradas em outros carros do mesmo segmento, oferecendo 184 cv. A montadora também não decidiu mexer no cambio do carro, sendo ele o mesmo ainda com seis marchas, mas agora os consumidores do 508 ganharão um recurso que também está presente em outros modelos de carro, que são as borboletas na parte de trás do volante, que realmente são muito úteis.

Peugeot 508 THP - Motorização

Quando o 508 foi testado na pista, na ocasião da apresentação oficial para jornalistas e convidados, o desempenho do carro de um modo geral não ficou tão longe do que é encontrado no 408 THP, mas este resultado já era esperado tanto pela montadora quanto pelas pessoas que estavam acompanhando os testes, justamente por causa da decisão de não alterar a plataforma mecânica geral do veículo. Mas alguns elementos que são diferentes e que acabam tornando a experiência um pouco diferente é que o 508 é mais leve do que seus antecessores, mas em compensação é um pouco maior do que seus irmãos, cerca de 10 cm.

Em linhas gerais, o 508 pode ser considerado praticamente um gêmeo do 408 justamente por ser um carro que apresenta um desempenho muito parecido. Mas isso nem de longe é um ponto negativo, porque o 408 foi muito elogiado por apresentar um desempenho diferenciado de seus competidores de segmento, mostrando uma excelente retomada de curva e um bom consumo de gasolina, tornando o carro até mesmo próximo ao desempenho de alguns esportivos que são vendidos no mercado.

Peugeot 508 THP

Itens que fazem a diferença

Mas se em termos de desempenho de um modo geral o novo modelo da montadora francesa não traz grandes novidades, é justamente na parte de itens e acessórios que podemos perceber que o carro conseguiu evoluir bastante. Estes itens estão abusando da tecnologia de ponta, o que vai agradar muito principalmente aqueles motoristas que adoram telas e controle automatizados. No 508, o motorista terá a sua disposição algumas telas espalhadas na parte da frente com diferentes comandos que podem acionar diversas funções do caro, desde luzes até limpadores, passando pelo sistema de som que está instalado no carro e chegando ao piloto automático.

Peugeot 508 THP - Interior

O display que fica localizado no painel em frente ao motorista também está diferente das versões anteriores do carro. No 508 ele exibe informações coloridas e suas teclas ficam reunidas em um compartimento escamoteável localizado ao lado do volante. Outro ponto alto é a qualidade do acabamento, que segue bastante elevada, seguindo os passos dos modelos antecessores. Os motorista que entrar no carro poderá achar estranho que não se escuta muita coisa do lado de fora, e realmente o silencio que se faz na cabine é impressionante, send que até mesmo o motor do carro se escuta pouco.

Peugeot 508 THP - Interior

Detalhe cambio - Peugeot 508 THP