Duas notícias para os fanáticos por carros esportivos franceses. Uma é boa. E a outra nem tanto. Agora é oficial, a Peugeot anunciou: o novíssimo RCZ chegará em dezembro ao Brasil! E a máquina já tem preço definido. Custará a bagatela de R$ 132.990. Isso torna o cupê cerca de R$ 4 mil mais caro do que o valor que era praticado por aqui anteriormente. Em contrapartida, para tristeza de muitos, o Peugeot RCZ R, um dos grandes sucessos do salão de Frankfurt desse ano, não será lançado no Brasil. A montadora não deu uma justificativa oficial para tal política.

Peugeot RCZ 2014

Peugeot RCZ

Totalmente reestilizado, o esportivo da marca francesa é considerado um marco em sua longa história. A potência continua a mesma, com os 165 cavalos puxando o carro a mais de 200 km/h. O motor continua o mesmo 1.6 THP. Rápido e econômico.

As principais alterações ficam por conta da estética, que está ainda mais bonita, com linhas modernas e arrojadas. Isso lhe confere um aspecto de bólido futurista, mas sem perder o conhecido charme dos carros da marca francesa.

Peugeot RCZ R

Peugeot RCZ

Já a sua versão mais potente, o RCZ R, com 270 cavalos de potência, que é o carro mais potente já produzido pela marca, não tem previsão de chegada para o mercado brasileiro. Ele chegará em 2014 no mercado europeu, com algumas exceções (em Portugal a previsão é para dezembro desse ano).

Já que infelizmente não poderemos vê-lo por ruas tupiniquins, falemos um pouco sobre essa máquina. Com toda a potência citada, há a garantira de uma arrancada incrível: o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos (um assombro). Graças a todo esse poder de fogo, o carro vem equipado com uma linha de discos de freios maiores, de 380 mm, o que visa aumentar a segurança, já que o carro é mesmo muito rápido. Sua carroceria pesa cerca de 1.280 kg (relativamente leve), o que o torna mais rápido ainda. Tanto o RCZ, bem como o RCZ R são equipados com câmbio automático de seis velocidades.

O Peugeot RCZ é um carro belíssimo e muito potente, porém não consegue competir com seu “primo” mais forte e anabolizado, o Peugeot RCZ R, que é muito mais veloz e muito mais potente. Pena para os brasileiros que por aqui, só a graça do primeiro. A velocidade e a potência do segundo, apenas na Europa.