Já chegou ao Brasil o mais novo modelo do Porsche 911, o Carrera S, um carro que traz em seu DNA toda as características que fizeram da marca uma das mais conhecidas e sonhadas pelos motoristas que adoram carros com pegada mais esportiva. O carro já havia sido apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, e foi um dos modelos que mais despertou curiosidade entre os jornalistas e também o público que estava visitando o evento.

Porsche 911 Carrera S

Alguns profissionais conseguirem fazer alguns testes com o carro, comprovando realmente o que a montadora já havia alardeado na ocasião do evento, dizendo que este modelo estava chegando para reafirmar tudo o que tornou a marca famosa no mundo inteiro. E realmente o veículo não faz feio em praticamente nenhum aspecto. A começar pelo visual do carro que realmente ganhou uma boa repaginada, marcando assim a chegada da sétima geração da família 911 não apenas no Brasil mas também em diversos outros países onde o lançamento aconteceu ainda este ano.

Mudando sem mudar

Apesar de apresentar significativas mudanças no seu design de um modo geral, as suas características básicas permaneceram inalteradas. Isso prova que a montadora ainda segue a mesma linha um tanto quanto conservadora no que diz respeito ao lançamento dos seus carros, já que dificilmente ela faz uma mudança radical mesmo quando são apresentadas mudanças de gerações. Mas é possível sim notar algumas modificações que acabaram casando perfeitamente com o projeto como um todo. Por exemplo, a traseira do carro é a parte que acabou sendo mais mexida durante o processo de redesenho do veículo. Dentre os elementos que foram alterados estão as lanternas, que ganharam desenhos mais estreitos, e também as novas aletas de ventilação, além do aerofólio retrátil que está mais largo do que os modelos anteriores.

Outra coisa que mudou no carro foram suas dimensões, mas as pessoas só podem perceber isso ou com a fita métrica nas mãos ou vendo a tabela de medidas oficial que foi divulgada pela montadora. As mudanças são sutis, mas realmente acabou alterando o visual como um todo do veículo. O 911 ficou 5,6 cm maior no comprimento e 2 cm menor na altura. A largura, de 181 cm, não sofreu alteração. Mas o entre-eixos aumentou em 10 cm (os eixos se aproximaram das extremidades do carro, que encolheu 3,2 cm no balanço dianteiro e 2 cm no traseiro). Mais uma alteração que foi feita em termos de medidas está relacionada com o aro das rodas, que passou das 19 para as 20 polegadas.

Carrera S

Esta mudança no entre-eixos acabou deixando o espaço interno do carro também muito maior do que ele realmente é. Mesmo assim, o carro ainda consegue comportar apenas 4 pessoas, sendo que duas na parte da frente e duas na parte de trás, assim como os modelos anteriores do carro.

Algumas mudanças também foram feitas na parte interior do carro, mas estas também foram poucas, menos ainda do que na parte externa do veículo. O modelo conta agora um volante novo, que na verdade acabou sendo uma herança do 911 turbo.

Mudanças internas

Mas as principais mudanças do carro estão na parte de dentro, onde os motoristas não costumam olhar todos os dias. O motor do carro é um 3.8 boxer de seis cilindros, que já havia sido visto no modelo anterior do carro, mas desta vez passou por uma série de melhoramentos da equipe de engenharia da montadora. Os injetores, por exemplo, ganharam uma reformulação completa, permitindo que o carro tenha uma menor emissão de poluentes do que os modelos anteriores, o que mostra que a Porsche também está preocupada com as questões relacionadas ao meio ambiente.

Além disso o novo motor apresenta comandos de válvulas mais leves, coletores de admissão e de escape com fluxo aperfeiçoado, filtro de ar com menor resistência ao fluxo e escapamentos redesenhados para reduzir a contrapressão. Tudo isso acabou fazendo com que a potencia do carro tenha aumentado mesmo sem mexer diretamente no modelo do motor. Na edição anterior o 911 tinha 85 cv a 6 500 rpm e na nesta nova versão ele possui 400 cv a 7 400 rpm.

Interior do Porsche Carrera S

Para aproveitar toda esta potencia que o carro ganhou a equipe de engenharia da montadora decidiu também fazer algumas outra salterações, como em um novo sistema de distribuição do torque que leva em consideração a aderência do carro as pistas. Além disso, o carro também faz muito bom uso do novo câmbio de sete marchas na versão manual ou automatizada.

Nos testes que foram apresentados de aceleração o carro foi de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (a fábrica divulga 4,1 segundos). O carro também apresenta outros pontos altos, especialmente nas retomadas de velocidade. Os testes também foram feitos para ver se realmente o carro estava cumprindo tudo que a montadora havia prometido em relação a emissão de combustíveis, o que também se mostrou um outro ponto alto do carro. Esportivos geralmente não são muito econômicos, mas o novo 911 fez 7,7 Km/l no ciclo urbano e 12,8 Km/l no ciclo rodoviário. De acordo com a fábrica, o novo Porsche é até 16%mais econômico e limpo que seu antecessor, seguindo as normas europeias.

O carro está sendo lançado no Brasil custando R$ 639 mil. Pode ser caro, mas os consumidores poderão perceber que estes modelos são mais baratos do que os rivais italianos, por exemplo.

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