No ano de 2002, a montadora alemã Porsche deixou boa parte de seu fã-clube absolutamente irritada, ao fazer o lançamento do modelo Cayenne, que foi o primeiro utilitário esportivo de toda a rica história dessa clássica marca. Isso ocorreu porque, segundo muitos aficionados por essa verdadeira ‘grife’ automobilística, um SUV é uma opção muito simplória, para a tradição imponente da empresa.
Apesar dessa ‘gritaria geral’ a Porsche mostrou que tem visão ampla e observou as tendências do mercado. Bingo! O lançamento do Cayenne foi um tiro certo, tornando-se rapidamente um grande campeão de vendagem dessa marca, em todo o mundo.
Em cerca de 15 dias, ainda em novembro de 2013, a fabricante fará o lançamento do modelo Macan, que se trata do primeiro SUV de perfil compacto com o selo de qualidade e estilo Porsche. O nome, Macan, vem de uma palavra indonésia, com o significado de “Tigre”, conforme explicação divulgada pela empresa.
O palco selecionado para servir de cenário para esse grandioso evento será, nada mais nada menos, que o Salão do Automóvel de Los Angeles – no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Essa escolha, mais uma vez, foi também fruto de muita visão, pois os EUA representam o maior mercado consumidor de carros Porsche em todo o planeta – após, evidentemente, da Alemanha.
A seguir apresentaremos alguns dos detalhes mais impactantes do novíssimo Porsche Macan. Surpreenda-se você também! Afinal, cercado de muita expectativa, a Porsche sonha alto com esse lançamento e deseja torná-lo o grande campeão de vendas da empresa, em nível mundial.
Novidades do Porsche Macan
Como ocorre com frequência, um veículo de mídia foi responsável por divulgar detalhes sobre esse novo SUV – nesse caso, a alemã “Auto Motor und Sport”, em uma matéria que, inclusive, promove uma comparação detalhada entre o Audi Q5 e o Macan.
Essa escolha da revista ocorre por uma razão bem simples: o Macan divide tanto plataforma quanto peças com o modelo da Audi. Um detalhe chama a atenção: a distância entre-eixos – 2.807 mm – é rigorosamente a mesma, em ambos os modelos.
A concorrência direta no mercado será dividida entre os modelos Land Rover Evoque – sucesso no Brasil –, Audi Q5, BMW X3 e ainda Mercedes-Benz GLK. Ou seja, briga de “gente grande”.
Um diferencial importante é o uso da plataforma MQB – um conceito criado pelo grupo Volkswagen, já aplicado a seus modelos Golf e Audi A3 – que tem por característica a estrutura modular, que garante maior segurança ao veículo e tem fabricação menos agressiva aos recursos do meio ambiente, com grande eficiência energética.
O SUV chega às lojas internacionais ainda no começo de 2014 e no Brasil, ao fim do mesmo ano