No ano de 2002, a montadora alemã Porsche deixou boa parte de seu fã-clube absolutamente irritada, ao fazer o lançamento do modelo Cayenne, que foi o primeiro utilitário esportivo de toda a rica história dessa clássica marca. Isso ocorreu porque, segundo muitos aficionados por essa verdadeira ‘grife’ automobilística, um SUV é uma opção muito simplória, para a tradição imponente da empresa.

Apesar dessa ‘gritaria geral’ a Porsche mostrou que tem visão ampla e observou as tendências do mercado. Bingo! O lançamento do Cayenne foi um tiro certo, tornando-se rapidamente um grande campeão de vendagem dessa marca, em todo o mundo.

Em cerca de 15 dias, ainda em novembro de 2013, a fabricante fará o lançamento do modelo Macan, que se trata do primeiro SUV de perfil compacto com o selo de qualidade e estilo Porsche. O nome, Macan, vem de uma palavra indonésia, com o significado de “Tigre”, conforme explicação divulgada pela empresa.

Porsche Macan

O palco selecionado para servir de cenário para esse grandioso evento será, nada mais nada menos, que o Salão do Automóvel de Los Angeles – no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Essa escolha, mais uma vez, foi também fruto de muita visão, pois os EUA representam o maior mercado consumidor de carros Porsche em todo o planeta – após, evidentemente, da Alemanha.

A seguir apresentaremos alguns dos detalhes mais impactantes do novíssimo Porsche Macan. Surpreenda-se você também! Afinal, cercado de muita expectativa, a Porsche sonha alto com esse lançamento e deseja torná-lo o grande campeão de vendas da empresa, em nível mundial.

Novidades do Porsche Macan

2014 Porsche Macan

Como ocorre com frequência, um veículo de mídia foi responsável por divulgar detalhes sobre esse novo SUV – nesse caso, a alemã “Auto Motor und Sport”, em uma matéria que, inclusive, promove uma comparação detalhada entre o Audi Q5 e o Macan.

Essa escolha da revista ocorre por uma razão bem simples: o Macan divide tanto plataforma quanto peças com o modelo da Audi. Um detalhe chama a atenção: a distância entre-eixos – 2.807 mm – é rigorosamente a mesma, em ambos os modelos.

A concorrência direta no mercado será dividida entre os modelos Land Rover Evoque – sucesso no Brasil –, Audi Q5, BMW X3 e ainda Mercedes-Benz GLK. Ou seja, briga de “gente grande”.

Um diferencial importante é o uso da plataforma MQB – um conceito criado pelo grupo Volkswagen, já aplicado a seus modelos Golf e Audi A3 – que tem por característica a estrutura modular, que garante maior segurança ao veículo e tem fabricação menos agressiva aos recursos do meio ambiente, com grande eficiência energética.

O SUV chega às lojas internacionais ainda no começo de 2014 e no Brasil, ao fim do mesmo ano