A RAM apresentou nesta semana aquele que vai se tornar o primeiro modelo de produção totalmente elétrico. Neste primeiro momento, o carro será lançado apenas nos Estados Unidos e é uma van, chamada de ProMaster EV. O carro comercial conta com um espaço de carga superior a alguns dos principais concorrentes.
De acordo com as informações que foram divulgadas neste primeiro momento, o carro terá duas versões. A primeira delas recebeu o nome de Delivery e conta com um painel traseiro de alumínio anodizado retrátil e pode transportar até 923 kg de carga. Mais tarde o modelo ganhará a versão Cargo, com portas traseiras de abertura mais convencional e uma capacidade máxima de carga de até 1.370 kg.
Em relação ao tamanho, ela conta com distância entre eixos padrão de 4,04 m e os compradores podem escolher comprimentos de 3,66 ou 4,11 metros. A largura interna é de 1,92 m. Existem alturas de teto disponíveis de 1,95 m e 2,18 m. O volume máximo de carga é de 14,83 m3.
Mas as diferenças entre as versões serão apenas estrutural. Ambas terão o mesmo conjunto mecânico, formada por um único motor elétrico com potência de 268 cv e 41,6 kgfm de torque para impulsionar as rodas dianteiras. A bateria do carro será de 110 kWh, que deve garantir uma autonomia estimada de 261 quilômetros em condução urbana.
No quesito de carregamento, os modelos terão capacidade de recarga rápida em corrente contínua de Nível 3 de 50 kW, 85 kW, 125 kW e 150 kW. A empresa também venderá um carregador de parede de Nível 2 que fornece 11 kW em corrente alternada.
Já em relação a tecnologia e os itens, a ProMaster EV terá sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão frontal, assistência contra vento lateral, detecção de sonolência e faróis altos automáticos para segurança adicional. Até mesmo um sistema de Assistência Ativa à Condução disponível adiciona capacidade de condução autônoma de Nível 2.
Por lá, os preços partem de US$ 77.995. Por enquanto, sem previsão de lançamento no Brasil.