A RAM apresentou nesta semana aquele que vai se tornar o primeiro modelo de produção totalmente elétrico. Neste primeiro momento, o carro será lançado apenas nos Estados Unidos e é uma van, chamada de ProMaster EV. O carro comercial conta com um espaço de carga superior a alguns dos principais concorrentes.

RAM apresenta primeiro modelo 100% elétrico nos Estados Unidos

De acordo com as informações que foram divulgadas neste primeiro momento, o carro terá duas versões. A primeira delas recebeu o nome de Delivery e conta com um painel traseiro de alumínio anodizado retrátil e pode transportar até 923 kg de carga. Mais tarde o modelo ganhará a versão Cargo, com portas traseiras de abertura mais convencional e uma capacidade máxima de carga de até 1.370 kg.

Em relação ao tamanho, ela conta com distância entre eixos padrão de 4,04 m e os compradores podem escolher comprimentos de 3,66 ou 4,11 metros. A largura interna é de 1,92 m. Existem alturas de teto disponíveis de 1,95 m e 2,18 m. O volume máximo de carga é de 14,83 m3.

Mas as diferenças entre as versões serão apenas estrutural. Ambas terão o mesmo conjunto mecânico, formada por um único motor elétrico com potência de 268 cv e 41,6 kgfm de torque para impulsionar as rodas dianteiras. A bateria do carro será de 110 kWh, que deve garantir uma autonomia estimada de 261 quilômetros em condução urbana.

RAM apresenta primeiro modelo 100% elétrico nos Estados Unidos

No quesito de carregamento, os modelos terão capacidade de recarga rápida em  corrente contínua de Nível 3 de 50 kW, 85 kW, 125 kW e 150 kW. A empresa também venderá um carregador de parede de Nível 2 que fornece 11 kW em corrente alternada.

Já em relação a tecnologia e os itens, a ProMaster EV terá sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão frontal, assistência contra vento lateral, detecção de sonolência e faróis altos automáticos para segurança adicional. Até mesmo um sistema de Assistência Ativa à Condução disponível adiciona capacidade de condução autônoma de Nível 2.

Por lá, os preços partem de US$ 77.995. Por enquanto, sem previsão de lançamento no Brasil.