O mercado automobilístico é muito competitivo, e sempre que as marcas brigam entre si tentando conquistar um determinado nicho, geralmente quem sai ganhando é o consumidor. E podemos citar alguns exemplos recentes, com aconteceu com o Duster, da Renault. A montadora estava muito contente com o desempenho do seu veículo no mercado nacional. O modelo lançado no ano passado foi fabricado pela unidade da montadora na cidade de São José dos Pinhais, localizada no estado do Paraná. E o desempenho de vendas do veículo sempre esteve acima da média nas vendas nacionais.

Segundo as informações que foram divulgadas pela própria montadora relacionado ao desempenho no mercado do Duster fala que a média de vendas por mês em todo o Brasil ficou em 4 mil unidades, o que realmente é uma excelente média de vendas, com picos de até mesmo 5 mil veículos vendidos durante o mês de agosto do ano passado. Com este excelente desempenho de vendas, logo o modelo lançado pela Renault assumiu a lideraça no segmento de SUVs compactos. O novo modelo conseguiu até mesmo ultrapassar carros consagrados no mercado brasileiros, como o Ford EcoSport. Mas logo a Ford surgiu para tirar sossego da Renault.

Renault Duster Tech Road

A Ford investiu pesado no lançamento do mais recente modelo do seu Ford EcoSport, e antes mesmo de começar a ser vendido já era considerado um grande fenômeno de marketing pela excelente estratégia publicitaria adotada pela montadora. E é claro que esta movimentação logo obrigou a Renault a sair da sua zona de conforto para lançar um novo carro para conseguir manter a liderança no segmento. E então estava nascendo o novo Renault Duster, batizado de Tech Road. Toda a renovação que foi feita neste carro foi baseada no modelo mais caro do Duster, o Dynamique, que também acabou se tornando o mais vendido do segmento.

Sistema multimídia

E antes de partirmos para a parte de desempenho e design do veículo, é importante apresentarmos aquele que é considerado a grande cereja do bolo deste novo lançamento Duster: o sistema multimídia integrado. Aliás, o carro acabou sendo batizado justamente por causa deste novo sistema que está sendo lançado juntamente com todos as versões do novo Duster.

Sistema multimidia - Renault Duster Tech Road

Neste novo sistema multimídia disponível no carro, o usuário consegue controlar tudo a partir de uma tela sensível ao toque de sete polegadas que foi desenvolvido especialmente para o carro. Através dos comandos que podem ser acionados a partir desta central multimídia, o usuário pode acessar o sistema de som (que pode ser tanto o rádio do carro quanto algum outro dispositivo que esteja acoplado na entrada USB ou auxiliar) sistema de telefonia, para conexão Bluetooth e também o sistema de navegação GPS, com mapas da Naviteq.

Interior - Renault Duster Tech Road

Motorização

Como já falamos anteriormente, este novo Duster que está sendo lançado pela Renault foi baseado completamente na versão Dynamique do modelo do ano passado do carro. Segundo as informações que foram confirmadas pela montadora, o veículo será lançado em três configurações. A primeira delas será 1.6 16V Hi-Flex com cambio manual de cinco marchas; A segunda configuração será 2.0 16V Hi-Flex com transmissão manual de seis marchas; e a terceira configuração será 2.0 16V Hi-Flex, com caixa automática de quatro velocidades, ambas com tração 4X2.

Portanto, com base nestas informações em termos de sistemas de motor e desempenho o novo Duster não vai apresentar grandes modificações para enfrentar a concorrência do novo Ford EcoSport. Pode ser uma estratégia da Renault de realmente conseguir manter as características que podem ter sido as responsáveis por levar o veículo ao topo das vendas. Portanto, podemos considerar este novo Duster muito mais como uma atualização de modelo como propriamente um modelo novo.

Renault Duster - Tech Road

Diferenciais

Segundo as informações confirmadas pela Renault, um outro diferencial que o Tech Road terá em termos de design está relacionado com as cores que ele será lançado. Não que as cores sejam realmente um ponto que os compradores levam como decisivo na hora da compra, já que hoje em dia é muito simples mudar a cor do veículo. Mas a Renault fez questão de anunciar que o Tech Road será fabricado nas cores Branco Glacier, Cinza Etoile, Preto Nacré e Verde Amazônia.

Ainda falando no design do carro, o novo Duster também terá novos modelos de faróis de máscara negra e todas as configurações lançadas para este novo modelo chegarão aos consumidores com rodas de alumínio aro 16 na cor cinza inox. Além disso nas laterais do veículo estarão presentes alguns adesivos que já serão colocados de fábrica. Mas não foi confirmado se os compradores terão a possibilidade de adquirir o veículo sem estes adesivos.

Renault Duster Tech Road

Uma outra questão importante sobre este lançamento da Renault é que ele está sendo vendido, a princípio, como uma série limitada, com apenas 4500 unidades sendo fabricadas com todo o pacote. O vice presidente comercial da marca aqui no Brasil declarou, em entrevista recente para alguns veículos de comunicação, que a Renault pretende fazer um teste de aceitação com este carro antes de começar uma produção de larga escala. Mas segundo fontes relacionadas ao mercado, é muito provável que este modelo seja realmente lançado em série.

Renault Duster Tech Road

Apesar desta informação, a Renault também anunciou que vai utilizar uma outra estratégia para fazer com que as pessoas consigam experimentar as novidades que estão sendo apresentadas para este novo Duster. A pessoa que comprar o modelo tradicional do Duster 4x4 automático, que já sai de fábrica com rodas, faróis e carroceria incrementados, também poderá comprar um pacote opcional denominado como media Nav que traz basicamente as principais novidades do Tech Road. É importante salientar que este novo pacote vendido não entra na conta das 4500 unidades do carro que será vendido completo, o que pode aumentar a quantidade de pessoas que tenham acesso a estas mudanças.

Em termos de preços anunciados, o modelo mais simples do carro sairá por R$ 54.800, enquanto que o mais caro sairá por R$ 62.150. O modelo já está sendo vendido nas principais concessionárias autorizadas da Renault em todo território nacional.