A montadora Renault anunciou o seu mais recente lançamento, o Fluence GT. O carro promete dar uma uma boa mexida no segmento de sedans de quatro portas e ainda por cima apresenta desempenho e potencia que não são muito comuns nos veículos deste tipo que foram lançados aqui no Brasil O carro ainda pode ser um dos mais baratos em relação ao custo x benefício, já que o veículo está sendo lançado em uma versão praticamente completa.

Renault Fluence GT

O Renault Fluence GT está sendo lançado no momento em que o mercado anda meio carente de carros deste segmento que apresentem um desempenho diferenciado. Dentre os principais concorrentes do Fluence GT estão o Volswagen Jetta Highline. Mas algumas diferenças entre o lançamento da Renault e seus concorrentes poderão tornar este lançamento um problema para as outras montadora. O Fluence GT apresenta um motor diferenciado, que permite um excelente desempenho nas pistas, sem contar uma enorme de quantidade de itens que em outros modelos que estão foram lançados pelos concorrentes e até mesmo pela própria Renault são vendidos como opcionais e acabam deixando o carro muito mais caro do que os preços cobrados pelos modelos mais simples.

Preço e itens

O lançamento do Renault Fluence GT aqui no Brasil também entra para a história como o primeiro carro que está sendo lançado aqui em nosso País sob o modelo que ficou conhecido como Renault Sport. Este linha, que em alguns países acabou sendo considerado uma marca, nasceu no ano de 1976 e tinha como principal responsabilidade de lançar versões esportivas mais focada no mercado tradicional de modelos como o Twingo, Clio e Mégane. Mas quem pensa que os lançamentos deste segmento mais esportivo sempre são muito caros pode ter uma surpresa.

Interior do Fluence GT

O lançamento da Renault está chegando as concessionárias com o preço de R$ 79.370,00. O preço fica na média de outros lançamentos de concorrentes no segmento, mas o Fluence está trazendo uma vantagem considerável. O preço que está sendo cobrado é de um carro completo, com um pacote recheado de itens que na maioria dos outros veículos acaba sendo tratados como opcionais, onde o cliente precisa desembolsar, elevando o preços final.

A única desvantagem deste lançamento em relação ao seu preço e opções é que os consumidores terão poucas alternativas na hora da compra, sendo que basicamente elas se resumem as cores que poderão ser escolhidas: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré. Mas o pacote completo foi lançado com um conjunto de itens que realmente impressiona.

O Fluence GT vem de fábrica com um sistema de airbags com seis bolsas infláveis que são encontradas na parte da frente, nas laterais dianteiras e também no sistema de cortina, um inédito sistema de controle de estabilidade, freios ABS, sistema de distribuição eletrônica entre os eixos. Em termos de design o Fluente GT está sendo lançado como faróis com lâmpadas de xenônio e rodas de alumínio de 17 pol. No segmento de conforto e facilidades o carro apresenta um sistema de ar condicionado automático com duas zonas e saídas de ar traseiras, além de revestimento completo em couro. A chave do veículo utiliza o sistema de partida por aproximação e reconhecimento.

Na parte interna do carro os motoristas ainda encontram um tetos solar com controle elétrico, computador de bordo, direção com assistência elétrica, sistema de fechamento a distancia tanto dos vidros do carro quanto do teto solar, retrovisor interno fotocrômico, volante com regulagem de altura e distância e sensores de estacionamento na parte traseira do carro. O carro ainda tem um sistema multimídia com rádio/toca-CDs/MP3, interface Bluetooth, comandos na coluna de direção e navegação Carminat Tom Tom integrada ao painel. Ou seja, realmente é um carro completo.

Vídeo

Confira o Fluence GT em detalhes:

Motorização

Um fato interessante em relação a este modelo que está sendo lançado do Fluence é que ele não está usando o mesmo motor que é encontrado nas edições passadas do mesmo carro. A montador optou por usar um bloco de ferro que acabou sendo herdado de outro modelo, o Duster com alguns incrementos, como as bielas de aço forçado e bomba de óleo de maior capacidade, sendo que toda esta mecânica acabou sendo desenvolvida para receber a turbina do tipo de duplo fluxo.

Fluence GT aprentou bom desempenho nas pistas

O motor é chamado de TCE 180 movido a gasolina, o mesmo que pode ser encontrado no Mégane que é encontrado na Europa, mas sendo que neste caso a montadora decidiu reduzir a potencia em 70 cv. De acordo com as informações da própria montadora, a redução foi feita porque um motor de 180 cv é suficiente para atender as necessidades médias dos motoristas brasileiros. Além disso, para que o Fluence pudesse receber um motor de 250 cv seria necessário grandes mudanças, principalmente em termos de suspensão, o que poderia descaracterizar o sedan.

Desempenho

A Renault permitiu que determinados representantes de veículos de imprensa especializados fizessem alguns testes com o Fluence GT. As corridas foram permitidas em um circuito fechado, e boa parte dos críticos atestaram o seu desempenho, mas acabaram encontrando alguns problemas. O carro pode se mostrar um pouco instável quando é mais exigido. Teria faltado uma aerodinâmica que desse ao carro mais desenvoltura, especialmente quando os motoristas enfrentam as curvas sem reduzir muito a velocidade. Mas como as condições dos testes em pistas de corrida fechada são condições que não representam a realidade, o carro acabou se saindo bem quando a avaliação levou em consideração o desempenho dentro das grandes cidades.

Dentre os principais elogios que o carro acabou recebendo estão o torque de 30,6 kgfm (o maior da categoria), que desde as rotações mais baixas já impulsiona o sedã com atitude e também o câmbio que apresenta engates mais curtos e precisos. A montadora realmente tinha como foco oferecer um veículo que tivesse um excelente desempenho esportivo mas sem perder o conforto que um sedan pode oferecer, e este balanço acabou aparecendo muito bem  no novo Fluence GT.

Confira outras imagens do Fluence GT:

  • Renault Fluence GT - Foto 1
    Renault Fluence GT - Foto 1
  • Renault Fluence GT - Foto 2
    Renault Fluence GT - Foto 2
  • Renault Fluence GT - Foto 3
    Renault Fluence GT - Foto 3
  • Renault Fluence GT - Foto 4
    Renault Fluence GT - Foto 4
  • Renault Fluence GT - Foto 5
    Renault Fluence GT - Foto 5
  • Renault Fluence GT - Foto 6
    Renault Fluence GT - Foto 6
  • Renault Fluence GT - Foto 7
    Renault Fluence GT - Foto 7
  • Renault Fluence GT - Foto 8
    Renault Fluence GT - Foto 8
  • Renault Fluence GT - Foto 9
    Renault Fluence GT - Foto 9
  • Renault Fluence GT - Foto 10
    Renault Fluence GT - Foto 10
  • Renault Fluence GT - Foto 11
    Renault Fluence GT - Foto 11