Algumas vezes dentro da indústria, independente se estivermos falando da automotiva ou de qualquer outra, as empresas acabam precisando rever uma serie de conceitos, principalmente os relacionados as campanhas de marketing e análise dos públicos que são considerados alvos para venda de determinado produto. E parece que a última grande montadora que precisou fazer isso foi a Mercedes-Benz, com uma mudança considerada drástica na venda do seu Smart. Foi assim na ocasião do lançamento do mais recente modelo desta categoria que foi lançado ainda este ano, o Smart Fortwo 2013.

Smart Fortwo 2013

Dentre todas estas mudanças que foram apresentadas como readequações no foco de venda deste novo carro, a principal delas foi a mudança do publico alvo. Criou-se uma convenção no mercado que estes carros de categoria Smart deveriam ser focados na venda para o público feminino, o que se mostrou uma grande bobagem. Homens também começaram a comprar este tipo de carro tanto quanto as mulheres, e a montadora percebeu que não estava conseguindo vender mais unidades do carro para o público feminino porque o departamento de marketing acabou deixando ele com uma cara mias vendável para as mulheres. Agora, com o lançamento deste novo modelo de Smart, a empresa decidiu deixar o carro com uma cara um pouco mais masculina, seguindo as palavras da própria montadora.

De olho nos homens

Esta realmente foi a mudança mais drástica que foi apresentada juntamente com este novo modelo de Smart. E isso já é uma grande coisa, porque quando falamos de mudança de design ou de desempenho, trata-se de algumas mudanças realmente mais pontuais. Mas quando estamos falando em uma mudança de foco de público alvo, estamos falando basicamente em uma estratégia de marketing diferenciada, o que acaba também deixando diferente a forma como as pessoas estão pensando a forma de se fazer o carro. E geralmente estas mudanças são as mais complicadas, e também arriscadas.

Interior - Smart Fortwo

Mas quando os analistas pararam para fazer um estudo mais criterioso das mudanças que foram apresentadas neste novo modelo de Smart, percebe-se que elas não foram tão grandes assim. Em termos de design, a montadora deixou apenas algumas linhas um pouco mais masculinas, mas não houve uma grande e radical mudança na forma como o modelo se apresenta para os consumidores. Alguns detalhes no design também ganharam uma atenção diferenciada justamente para deixar o Smart com uma postura mais firme, mas mesmo assim os consumidores mais desatentos poderão ter dificuldades de apontar as principais mudanças no carro.

Smart Fortwo - Cabrio e Mini

Desempenho

A versão de entrada do carro está sendo vendida aos consumidores com um motor 1.0 aspirado de 71 cavalos de potencia. Dentre os itens de série que acompanham este modelo de entrada do carro estão os seguinte itens: direção elétrica, airbag duplo e freios com ABS (antiblocante), BAS (gerenciamento de força) e assistência de partida em aclive. Além disso, outros três modelos serão comercializados: Smart Fortwo Turbo Coupé (mesmo motor 1.0 reforçado por turbo, gera 84 cv, tem teto panorâmico de policarbonato), Smart Fortwo Turbo Cabrio e também o Smart Fortwo Turbo Cabrio Tritop.

Segundo as análises que foram feitas em termos de desempenho dos veículos que estão sendo lançados pela Mercedes, o novo Smart acabou ganhando uma pegada mais urbana enquanto está rodando pelas ruas das grandes cidades, mas mesmo assim é necessário uma boa adaptação dos motoristas que não conseguem se adaptar com o tamanho do carro. Realmente é muito importante que as pessoas consigam assimilar o tamanho dele principalmente quando comparado aos outros carros que estão rodando ao redor.

Além disso, com este novo conjunto de motor e de acessórios o carro não faz feio no quesito de aceleração, ele consegue realmente retomar bem sua velocidade principalmente durante as subidas. Aliás, se o motorista resolver trocar as facilidades do cambio automático pelo cambio manual vai perceber ainda melhor que o carro consegue ter um excelente desempenho.

Smart Fortwo

Preços

Apesar de mudar um pouco o foco dos consumidores, dando mais atenção aos homens que também se sentem atraídos por estes modelos de carros menores, não houve uma mudança de foco no poder aquisitivo dos possíveis compradores do carro. Ele ainda é um veículo feito especialmente para as pessoas que pertencem a classe A e B brasileira. O carro está custando em média R$ 52.500, sendo que os consumidores poderão encontrar algumas diferenças devido a grande variação do IPI que pode ser observada nos diferentes estados.

Olhando o preço como apena sum valor isolado para um carro as pessoas podem achar que ele não é tão caro assim, mas deve-se levar em conta que as pessoas não estão comprando um carro que as pessoas possam levar inúmeros passageiros, com um grande porta-malas para viagens e similares. Eles na verdade estão comprando um carro que é feito basicamente para as pessoas que querem andar. São mais de R$ 26 mil por porta do carro, e olha que não sobra muito dele tirando as portas. É por isso que realmente este carro não pode ser considerado um dos veículos mais baratos do mercado.

Além do mais, este preço que foi descrito acima esta se referindo a versão mais simples do carro, que não possui muitos itens de serie assim. Existe um grande esforço de parte da equipe de vendedores da marca no Brasil para vender aos possíveis compradores do Smart um pacote que eleva o preço do carro para R$ 72 mil, o que deixa o carro ainda mais pesado no bolso das pessoas. Mesmo com este preço, a Mercedes está apostando alto na venda do veículo principalmente no Brasil, onde o segmento de Smart está começando a ficar mais popularizando. A montadora esta colocando diversos pontos de venda específicos para a comercialização do Smart, tentando aumentar a quantidade de pessoas que possa ser atingidas.

Smart Fortwo - Cabrio e Mini