Batizada com o nome em japonês que se refere à constelação das Plêiades, a Subaru foi fundada em 1953, no Japão. Desde então a montadora só fez crescer, jamais atingindo os níveis gigantescos de suas rivais locais e globais, mas sempre se mantendo como uma montadora com boa margem de lucros e com modelos sempre considerados inovadores e respeitados.
É seguindo essa linha de inovação que a Subaru apresentou ao mundo o seu utilitário Forester 2.0 XT Turbo, um crossover de grandes proporções com visual sóbrio e motor potente.
Essa nova versão que teve sua primeira aparição em 1997 mostra que a Subaru não se preocupa tanto com o que os olhos do consumidor querem ver, mas sim com o que os consumidores querem sentir, já que os testes feitos por veículos da imprensa especializada indicaram que o Forester 2.0 XT Turbo apresenta um motor que torna a experiência de dirigi-lo altamente agradável.
Seu motor 2.0 XT Turbo mostrou que o grande destaque do novo Forester é a sua capacidade de aceleração, já que o modelo leva apenas 7,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, o que é considerado surpreendente para um veículo de sua categoria.
Essa aceleração do Subaru Forester 2.0 XT Turbo só é possível graças à potência considerável que o motor proporciona: 240 cavalos de potência, que são mais bem distribuídos pelo moderno sistema de transmissão CVT, que custará, segundo informado pela montadora japonesa, algo em torno de 135 mil reais ao consumidor brasileiro.
Além da versão top de linha 2.0 XT Turbo, a Subaru trará também a versão de entrada ao Brasil. Essa versão é o Subaru Forester 2.0i S, que tem um motor aspirado que proporciona uma potência menor do que a versão top de linha, sendo de 150 cavalos. Essa versão custará, segundo a montadora japonesa, algo em torno de 110 mil reais ao consumidor brasileiro.
Para quem achou esquisito a união entre um veículo com motor turbo e uma transmissão do tipo CVT, que normalmente é mais utilizada em veículos mais voltados para desempenhos mais econômicos, acabará surpreendido pela Subaru, já que o desempenho econômico do veículo é muito bom, mas está totalmente equilibrado com a velocidade e com a potência do Forester.
O modelo da Subaru já chegou às concessionárias brasileiras e tem tudo para manter o sucesso da linha Forester, que sempre primou por um apuro técnico respeitável.