O mercado brasileiro está em expansão, e isso tem atraído cada vez mais os olhares e os investimentos das grandes montadoras. Mas isso não significa que nem sempre elas acertam na mão na hora do lançamento dos carros. E muitas delas que estão apostando no lançamento de carros que não tenham uma boa relação custo benefício pode não se sair tão bem aqui no nosso mercado. Em compensação, existem inúmeros lançamentos que acabam se dando muito bem usando a chamada racionalidade. São modelos que se utilizam bem da relação entre o que o consumidor precisa, o que ele quer e o preço que está disposto a pagar.
Três modelos lançados recentemente no Brasil podem provar que a racionalidade pode vender muito mais do que apenas um carro bonitinho: Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan. Se analisarmos especificamente estes três casos recentes de sucesso no Brasil, podemos perceber que estes lançamentos acabam tendo algumas características em comum, como o amplo espaço e um preço competitivo. É claro que não apenas estes dois fatores que acabam sendo decisivos na hora de definir o sucesso na venda de um modelo lançado por aqui, mas talvez seja um bom indicador de caminho que pode ser seguido.
E um lançamento que está chegando ao mercado brasileiro e que parece que está pegando carona nestes recentes cases de sucesso é o Toyota Etios Sedan. O carro está chegando no mercado consumidor com três versões de acabamento, e com preços a partir de R$ 36.190. E uma das grandes características deste carro é que ele está chegando com um grande porta malas para justamente cativar as pessoas que procuram por espaço no seu carro de passeio. E realmente este tem sido uma característica muito procurado apelos consumidores, sendo que em alguns casos pode ser decisivo na hora do fechamento da compra.
Leve, mas pena nas curvas
Aqui no Brasil o carro está sendo lançado nas seguintes configurações:
- 1.5 X: R$ 36.190
- 1.5 X (com ar-condicionado): R$ 38.890
- 1.5 XS: R$ 41.490
- 1.5 XLS: R$ 44.690
Segundo as informações que estão sendo divulgadas pela Toyota, todas as configurações estão sendo lançadas aqui no Brasil, portanto o consumidor poderá escolher aquelas que mais forem vantajosas. As características gerais do carro acabam não mudando muito de uma configuração para a outra. Mas vale lembrar que em algumas configurações o Etios só dispõe do motor de 1,5 litro, que rende 97 cv e 13,9 kgfm de torque com etanol (92 cv e 13,9 kgfm com gasolina).
Em termos de desempenho enquanto o motorista esta dirigindo pelas estradas, uma das primeiras características que acabam chamando atenção das pessoas e que ele é um carro extremamente leve. E isso realmente acaba fazendo toda a diferença na hora de dirigir, sendo que algumas pessoas até mesmo podem ter alguns problemas de adaptação se estiverem acostumadas com carros muito pesados na hora de começar a dirigir este lançamento. Segundo as informações técnicas, o carro pesa cerca de 980 Kg.
O motor do Toyota Etios 1.5 acaba tendo uma resposta interessante, auxiliado também pelos comandos precisos do câmbio. Segundo avaliação feita recentemente com um dos modelos do carro, a 120 km/h, o modelo rodava em quinta marcha com o motor na casa das 2.500 rpm e a impressão é de que havia algo maior do que um motor de 1,5 litro sob o capô. Podia ser ainda melhor se os engates fossem mais curtos. O consumo médio anotado foi de 8 km/l, apenas razoável para um carro tão leve, em trechos mistos de cidade e estrada, com etanol. Outro ponto muito positivo do carro enquanto ele está andando é que ele é muito silencioso. Na verdade, não que o motor seja mais silencioso do que seus concorrentes, mas o preparo acústico que do interior do carro é o quesito mais notável do veículo.
Uma das fraquezas do carro está relacionado as curvas. A versão sedan do Etios acaba fazendo menos curva que o hatch, mesmo tendo motor mais forte. A carroceria do carro acaba rolando demais em trechos sinuosos, atrapalhada pela suspensão despreparada para tal e pelas rodas de 15 polegadas (nas versões inferiores, de 14'').
Galeria
Design interior
Já no interior do carro, a versão sedan acaba sendo muito parecida com a versão hatch. Ou seja, o carro pode ser considerado como um popular com um acabamento um pouco melhor, mas mesmo assim não deixa de ser simples e conservador. O que pode ser um grande problema porque a montadora poderia ter aproveitado a oportunidade do lançamento para ter corrigido alguns erros que não foram, como as soluções mal-elaboradas do quadro de instrumentos.
A única diferença significativa está mesmo na quantidade de espaço no porta malas que os engenheiros da Toyota conseguiram. Mas para isso eles tiveram que apelar até mesmo para alternativas um pouco diferentes das que estamos acostumados a ver, como a colocação do macaco e da chave de roda na parte de baixo dos bancos dianteiros, bem longe do porta-malas.
Além disso, para garantir o porta malas ainda maior foram conseguidos mais 11 cm a mais de entre eixos (2,46 m no dois-volumes e 2,55 m no sedan). Nele cabem três pessoas sem briga, com bom espaço para pernas e cabeças. Duas pessoas vão tão bem quanto em um sedan médio.
No final das contas, para os consumidores que estão pensando em comprar um Sedan, pode ser que ele ache muito facilmente um modelo que fique praticamente na mesma faixa de preço e que consiga ter boa parte das características que o lançamento da Toyota possui. Mas para as pessoas que estão procurando por um espaço maior no seu porta malas, vale a pena dar uma conferida no Etios Sedan.