Parece que a quinta-geração do SUV médio RAV 4, da Toyota, deve chegar em breve no mercado brasileiro. O modelo teve sua patente já devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As imagens foram publicadas nessa semana pela entidade responsável pelo controle das patentes em nosso país. O registro acaba sendo um passo fundamental para o lançamento de qualquer produto.

Toyota registra patente da nova geração do RAV 4 no Brasil

Mesmo assim, tudo indica que o carro ainda não será lançado no mercado brasileiro ainda neste ano. É provável que as vendas comecem lá pela metade do ano que vem.

O carro chegará com uma série de novidades interessantes, começando pelo fato de que o carro está sendo construído sobre uma nova plataforma modular chamada TNGA. Essa também é a plataforma que está sendo utilizada para a construção do híbrido Prius, além de ser utilizada pela nova geração do sedan Corolla.

O SUV médio chegará mais leve, ao mesmo também que também será 57% mais rígido em sua estrutura se comparado ao modelo que está sendo vendido atualmente no mercado brasileiro. O modelo também terá suas dimensões aumentadas, para que o carro se torne mais encorpado para a disputa com rivais como o novo Honda CR-V.

Toyota registra patente da nova geração do RAV 4 no Brasil

O design do carro também está mudando consideravelmente, com um desenho mais agressivo do que o modelo atual. O novo RAV conta com uma grande quantidade de vincos ao longo da carroceria. Em relação ao conjunto mecânico, o modelo terá um motor 2.5 a gasolina a um câmbio automático de oito marchas.

Atualmente o modelo está sendo vendido no Brasil apenas com a opção de tração traseira. A direção é sempre elétrica e a suspensão é do tipo McPherson na dianteira com braços duplos triangulares na traseira. Enquanto a nova geração não chega por aqui, o atual modelo segue à venda nas versões 2.0 CVT de (R$ 129.990) e Top (R$ 144.990).