A Agritechnica é uma das maiores feiras, em nível internacional, tanto de tecnologia, quanto de maquinaria para atividades que envolvam agricultura. O evento apresenta, a cada dois anos, na cidade de Hannover, na Alemanha, diversas das maiores tendências a área de equipamentos agrícolas, sendo um importante termômetro do que está por vir neste mercado. Prova maior disso é a premiação, de medalhas de ouro e prata, para as empresas que mais inovaram nessa área, trazendo grandes melhorias a produtores agrícolas, o que repercutirá em colheitas mais robustas e, sobretudo, com menos danos ao meio ambiente, em uma perspectiva sustentável – mola mestra também desta área de produção, na atualidade.

Nesse evento, em sua edição 2013 – que teve seu encerramento realizado no dia 16 de novembro – foram inscritos, nada mais nada menos, que cerca de 400 projetos e produtos inovadores, dentro do segmento de máquinas e de implementos para a agricultura.

Turbo Farmer

Sob avaliação de uma comissão designada pela prestigiosa DLG – Sociedade Alemã de Agricultura – foram distinguidas 4 grandes novidades, que foram laureadas com a premiação máxima: a medalha de ouro.  Possivelmente o maior destaque desse grupo tenha sido um trator. Evidentemente, não se trataria de um modelo qualquer, mas sim de um híbrido do tipo plug in, ou seja, com acionamento por duas alternativas: modo elétrico, ou modo a diesel.  Em uma das criações mais sustentáveis de todas as apresentadas neste ano.

Caso o condutor opte pelo acionamento via energia elétrica, a alimentação é feita por uma bateria, à base de lítio, que fornece 30 kWh de energia, sendo capaz, assim, de funcionar perfeitamente sem qualquer ruído e, o melhor, sem emissões de gases poluentes, ou seja, pode ser utilizada até mesmo em ambientes totalmente fechados, sem qualquer risco às pessoas que lá estiverem. O prêmio foi concedido também por essa razão: a de ser uma invenção que beneficia todo tipo de produção agrícola, não apenas o realizado em grandes áreas, mas também nos que se dão em pequenos espaços, ou em condições especiais de plantio.

TurboFarmer

Em sua modalidade híbrida, seu motor, com funcionamento através de diesel, apresenta rotações constantes, o que fornece energia tanto para o próprio mecanismo de tração do movelo, quanto também promove um carregamento da bateria elétrica. Com isso, há grande economia de combustível e redução de emissão de CO2 , em cerca de 30%, o que aumenta a eficiência do diesel.

O nome dessa beleza? Turbo Farmer II, que foi desenvolvido pela montadora Merlo e estará à disposição, primeiro, no mercado da Europa.