A montadora alemã Volkswagen, mantendo sua tradição de inovações, sobretudo no mercado internacional de automóveis, apresentou na última quinta-feira – 7 de novembro de 2013 – uma pequena revolução. Trata-se do Twin-Up Concept, isto é, um tipo de versão, mais conceitual, da motorização híbrida – já bastante frequente entre as gigantes do setor, que tentam trazer opções mais viáveis em termos energéticos e sustentáveis. A melhor notícia de todas é a seguinte: há grandes chances de tal motor ser produzido em série, bem em breve, segundo informações oficiais da empresa. O modelo pesa 1.205 kg, um pouco mais pesado que lançamentos híbridos recentes da marca, como o XL1.

Detalhes do Volkswagen Twin-Up Concept

VW Twin Up Concept

Ainda conforme o comunicado à imprensa, esse modelo que carrega o Twin-Up Concept contém um motor a combustão composto por um par de cilindros e 800 cc, sendo movido a diesel – com capacidade volumétrica de 3 litros. Com isso, é capaz de entregar apenas uma potência de 47 cv. Entretanto, seu trabalho energético ocorre em comunhão a um motor movido a energia elétrica – que apresenta uma bateria de 8,6 kWh. O resultado é o seguinte: 74 cv de potência combinada, com um torque de 21,8 kgfm, além de uma transmissão de sete marchas e embreagem dupla.

Toda essa configuração promove uma aceleração em 15,7 segundos – de 0 a 100 – no Twin-Up concept, atingindo, no máximo 140 km/h, com limitação eletrônica – o que é ideal para as nossas grandes metrópoles, já abarrotadas de carros, e muito congestionadas.

Volkswagen Twin Up Concept

Agora vem o grande ponto dessa novidade: a economia, que é realmente inacreditável. São, simplesmente, 90,9 km/l, emitindo baixíssimo carbono – 27 g/km. Caso o condutor opte por andar com motorização totalmente elétrica, o automóvel pode chegar a rodar 50 km com apenas uma carga – e chegar a uma velocidade máxima de 125,5 km/h.

A Volks anunciou planos de apresentar seu modelo de produção Twin-Up ainda em novembro, no Tokyo Motor Show. Esse carro deverá ser exibido ao lado de outra grande novidade: o simpático – e bastante sustentável – 100% elétrico e-up!

E você, o que acha de adquirir, dentro em breve, um automóvel totalmente elétrico? Já imaginou na economia de combustível e na sustentabilidade ambiental? Infelizmente, quem ama carros no Brasil já sabe que nosso mercado cobra caro de quem deseja um modelo de tecnologia superior, mas não custa nada sonhar, não é verdade? Então, fique atento às próximas novidades desse mercado, que, cada vez mais, se volta para formas mais sustentáveis de motorização em suas novas criações.