O “Fusca do futuro” chegou! Ao menos é assim que o Volkswagen up!, mais novo lançamento da montadora alemã no Brasil, é tratado dentro da cúpula da própria fabricante.
Com predicados que o colocam como o mais importante lançamento da Volkswagen para o mercado brasileiro desde o lançamento do Fox em 2003, o up! já foi bem avaliado antes mesmo de seu lançamento.
Recentemente, ele passou com louvor em testes de colisão realizados pela Latin NCAP, que é uma entidade independente que avalia a segurança dos veículos. Em testes de colisão frontal e de colisão lateral, o up! conseguiu a nota máxima (5 estrelas) de segurança para passageiros adultos, e uma nota um pouco abaixo (4 estrelas) de segurança para passageiros que são crianças.
Esses resultados o colocam como um dos carros mais seguros do Brasil, o que é formidável para um veículo que tem orçamento de fabricação inferior a outros modelos.
Em outro teste, agora realizado pelo INMETRO, para o seu Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o up! novamente atingiu a nota máxima, sendo considerado um dos veículos mais econômicos do Brasil.
Com o lançamento se aproximando, e após extensa cobertura da mídia especializada, a Volkswagen finalmente resolveu mostrar imagens oficiais do veículo, e também mais detalhes sobre as versões que serão lançadas de modo oficial em 5 de fevereiro.
Os rumores que indicavam que o up! chegaria em seis versões ao mercado brasileiro se confirmaram como sendo verdadeiros, pois segundo o que foi divulgado pela montadora alemã, o compacto terá de fato seis versões de configuração, sendo a mais básica provavelmente um dos carros mais baratos do Brasil.
Em relação aos preços, a Volkswagen não divulgou nenhum tipo de informação, apenas se limitou a dizer que os valores serão divulgados no inicio de fevereiro, quando ocorrerá o lançamento oficial para o mercado brasileiro.
Segundo informações da montadora alemã, o up!, em todas as suas seis versões, terá motor 1.0 litro com 3 cilindros e que proporciona até 82 cavalos de potência. Esse motor é o mesmo já utilizado no Fox Bluemotion. É por causa desse motor que o up! se saiu tão bem nos testes do INMETRO.
Criado para substituir o Fusca como o carro do “povo”, o up! chega cheio de expectativas, tanto por parte do público quanto por parte da própria Volkswagen, que espera muito de seu lançamento, que terá, entre outras coisas, a missão de assumir o posto de carro de entrada da montadora no Brasil, posto que era ocupado pelo campeão de vendas Gol.