Podemos dizer que o Fox é um carro que pode ser encontrado facilmente nas ruas das grandes cidades do Brasil, mas também podemos dizer que o veículo sempre passou por uma espécie de crise de identidade. Afinal de contas, o veículo sempre foi enquadrado na categoria de “popular refinado”, que na verdade não existe, e isso realmente acaba criando um problema para as pessoas que adoram classificar as coisas. Além disso, nunca foi segredo que a Volkswagen foi criado para substituir o Gol, mesmo compartilhando a plataforma com o Polo.

Volkswagen Fox Prime 2013

No final das contas, parece que o grande objetivo da Volks era lançar este carro mais barato, mas parece que no final ele saiu um pouco mais caro do que realmente deveria, sendo enquadrado em uma categoria superior a dos compactos de entrada. Na linha 2013 que foi lançada as pessoas conseguiram perceber um maior refinamento do design do veículo. E agora a marca está lançando um modelo topo de linha que e o Volkswagen Fox Prime. Dentre os principais destaques desta configuração estão o câmbio automatizado I-Motion e até mesmo um teto solar.

Alterações no visual

É claro que como este não é um modelo novo lançado, então o design externo do veículo permanece o mesmo do Fox 2013, mas isso não significa que a montadora não poderia fazer algumas alterações em termos de visual interno do carro. E na hora de lançar este modelo Prime a montadora resolveu ouvir algumas reclamações constantes de muitos motoristas sobre os painéis internos do veículo. Nesta versão do carro a montadora colocou um novo painel e também um novo quadro de instrumentos, que realmente deu uma boa alterada no interior do carro, deixando ele mais sofisticado do que os modelos anteriores.

Fox Prime 1.6

Algumas outras mudanças que também podem ser percebidas no interior deste modelo Prime do Fox como os bancos  e um acabamento das portas com direito a tecidos nas áreas de contato com o braço, sendo que antes estas áreas eram apenas de plástico. Agora, os motoristas podem ficar tranquilamente apoiando o braço nesta área que ficou muito confortável. Outras novidades que forma mantidas e que também estão presentes em outras configurações foram mantidas no modelo prime, como instrumentos com grafismos na cor branca que estão iluminados por LEDs e também um novo modelo de todas. No kit completo os motoristas também podem encontrar volante multifuncional, detalhes em alumínio, dentre outros pequenos mimos em termos de visual.

Desempenho nas cidades

O carro apresenta um andar muito silencioso nas grandes cidades, pelo menos comparado aos outros carros que estão competindo com o Fox no mesmo segmento. Andando pelas ruas das cidades, de acordo com os testes que foram feitos com o modelo Prime o motor 1.6 garante um bom desempenho e também agilidade no meio de carros que parecem ainda um tanto quanto duros na hora de fazer as manobras que são necessárias no dia a dia da cidade. O motor do carro também garante que ele tenha um andar mais suave do que os modelos anteriores, mesmo com suas 8 válvulas.

Foz Prime Edition

Alguns motoristas que não estão muito acostumados com diferentes tipos de câmbios que são utilizados em alguns modelos de carros mais recentes poderão ter algumas dificuldades no início relacionado ao sistema do câmbio automatizado I-Motion. Isso porque quando o motorista não está acostumado será normal o carro apresentar alguns trancos na troca de marchas, mas assim que o motorista consegue se acostumar com a troca de marchas ele consegue resolver este problema tranquilamente. Uma dica importante para os motoristas que estão começando com o I-Motion é justamente prestar atenção no tempo de troca de marchas, sendo que basta simular que a pessoa está usando um cambio normal. Claro que não é igual a um câmbio puramente automático, mas é um meio termo interessante para abandonar a troca de marcha manual.

A suspensão do carro é bem firme, mas mesmo assim alguns ruídos podem surgir quando o carro está andando por pisos ruins. Mesmo assim, nada que possa prejudicar o andar do carro e também algo que realmente é encontrado em muitos carros do mesmo segmento. Na hora das curvas o carro também apresenta um bom desempenho, mas como ele é um pouco mais alto do que a média dos carros do mesmo segmento, pode ser que os motoristas tenham que reduzir a velocidade mais do que nos outros carros na hora de se fazer as curvas mais acentuadas.

Fox Prime

Já nos testes que foram feitos nos circuitos rodoviários, o carro apresenta algumas diferenças significativas no que se refere a comparação com os modelos mais antigos. As retomadas, por exemplo, são boas graças ao torque máximo que já ocorre a 2.500 rpm. Porém as motoristas que acabam andando em velocidades um pouco mais elevadas o motorista poderá sentir um pouco de flutuação, mas isso acima dos 120 Km/h, sendo que nas velocidades médias nestas rodovias, que fica entre 90 e 120 Km/h, o carro consegue se manter estável. O nível do barulho na estrada do carro está na média do segmento e não chega a incomodar os motoristas, nem os mais exigentes.

O preço base que a montadora está cobrando pelo Prime é de R$ 42.340, sendo eu neste valor o motorista está equipado com freios ABS/EBD, com airbag duplo, direção hidráulica, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, iluminação no porta-luvas e computador de bordo. Por mais R$ 3.953,00 a pessoa pode comprar o Kit V, que inclui no pacote alarme, ar-condicionado, chave estilo canivete com controle remoto, destravamento do porta-malas no controle remoto, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré, rede de retenção de objetos no porta-malas, travamento central com controle remoto vidros elétricos. 

Para incluir o teto solar o motorista paga mais R$ 2.145,00. Confira mais imagens do lançamento:

  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 1
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 1
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 2
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 2
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 3
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 3
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 4
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 4
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 5
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 5
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 6
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 6
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 7
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 7
  • Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 8
    Volkswagen Fox Prime 2013 - Foto 8