A Volvo apresentou nessa semana o seu mais novo sedã elétrico, o ES90. O carro chega com uma grande expectativa, já que está sendo indicado pela própria montadora como o veículo mais avançado tecnicamente da história da empresa. O veículo foi construído a partir de uma arquitetura de 800 volts com autonomia de 700 km.
O design segue basicamente a cartilha da Volvo, especialmente dos modelos lançados mais recentemente. O carro é grande, com 5 metros de comprimento, e chama a atenção pelas linhas retilíneas, traços bem definidos e caimento de teto típico de modelos cupês.
Na parte da frente, o carro conta com os faróis no formato “Martelo de Thor”, que se tornaram presentes nos modelos de uma forma geral. Já na parte de trás, destaque para os segmentos de LED nas laterais do vidro, em alusão ao típico posicionamento vertical das lanternas dos carros da marca.
Por dentro, a forma é basicamente a mesma de outros modelos, como EX90 e EX30, com um design mais minimalista. Todos os comandos do carro estão basicamente concentrados na tela central de 14,5 polegadas. O carro conta ainda com sistema operacional Android Auto e acesso rápido a diversos recursos do Google.
Já na mecânica, são duas opções: a primeira, com motor simples, entregando 333 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, e com bateria de 92 kWh, para 650 km de autonomia. Já a segunda opção adiciona mais um motor elétrico, formando tração nas quatro rodas e entregando potência total de 449 cv, além de torque de 68,3 kgfm.
Em ambos os casos, o carro foi construído a partir de uma arquitetura elétrica de 800 volts. Ele possui sistema de gerenciamento de energia otimizado, e carregamento mais rápido (300 kW e 350 kW de pico máximo, dependendo da bateria).
Os dados oficiais divulgados pela montadora indicam que consegue ter sua bateria completamente carregada em cerca de 20 minutos ou acumular 300 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Por enquanto, o ES90 não tem data definida para chegar ao Brasil.