A Volvo anunciou nesta semana o lançamento do V40 aqui no Brasil. Trata-se do seu principal lançamento para este ano no País, com destaque para o sistema inédito de segurança por aqui de airbag para pedestres. Mas este sistema está chegando como item opcional para o modelo que está sendo lançado aqui no Brasil. Os preços do carro apenas com o básico parte dos R$ 115.950,00. Já os consumidores que quiserem comprar o carro completo, com todo o aparato de segurança, terão que desembolsar mais R$ 15 mil.

Volvo lança V40 no Brasil

De acordo com o presidente da Volvo Cars no Brasil e na América Latina, Paulo Solti, a expectativa da empresa é vender 700 carros no segundo semestre de 2013. O executivo afirma ainda que este será o grande carro chefe da marca neste ano para o mercado brasileiro.

Segurança para os pedestres

Volvo 40 oferece airbag para pedestresO sistema de segurança inédito para os pedestres já foi bastante mostrado em eventos que a Volvo mostrou o seu carro. De acordo com as informações repassadas pela montadora, o airbag é ativado a partir de uma série de sensores que ficam no para-choque da frente e que conseguem identificar a presença de pedestres.

Assim que estes sensores identificam uma colisão imediata, o sistema ativa o balão de ar que é aberto em cima do motor do veículo, fazendo com que o impacto que o pedestre sofre seja minimizado. O sistema consegue funcionar quando a colisão acontece com o carro em uma velocidade entre 20 e 50 Km/h. O carro também conta com um outro sistema de identificação de obstáculos na frente do carro, sendo que os sensores são praticamente os mesmos utilizados para ativar o seu airbag.

Quando o sistema identificar um objeto que gere um potencial risco de colisão com o veículo, ele vai conseguir frear o carro se ele estiver em uma velocidade de até 35 Km/h. Outros alertas identificam o comportamento do motorista para sugerir que ele pare o carro em virtude de uma possível distração ou cansaço, O carro também consegue monitorar placas de velocidade em alguns casos.

Motor

  • Volvo V40 - Foto 1
    Volvo V40 - Foto 1
  • Volvo V40 - Foto 2
    Volvo V40 - Foto 2
  • Volvo V40 - Foto 3
    Volvo V40 - Foto 3

A Volvo comunicou que os consumidores brasileiros terão apenas uma opção de motorização para o seu V40. O motor é um 2.0 turbo de 180 cavalos de potência a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque. A transmissão do Volvo V40 é de seis velocidades. De acordo com as informações que foram repassadas pela montadora, o veículo vai de 0 a 100 Km/h em 8,7 segundos, sendo que a velocidade máxima do veículo é limitada eletronicamente a 250 Km/h.

O V40 possui sistema Start/Stop que permite uma maior economia de combustível administrando com mais eficiência o motor, desligando ele sempre que o motorista não estiver utilizando, como a parada em um semáforo, por exemplo.

No interior do carro o motorista conta com um painel de instrumentos digital com 3 modos de visualização, sendo que cada modo prioriza algumas informações. Na direção o motorista também conta com 3 opções de ajuste.