Um novo modelo de minivan está chegando ao mercado chinês. Dessa vez trata-se da Zeekr Mix, um modelo elétrico que tem, como principal objetivo, surgir como uma opção para os clientes interessados em carros como a VW ID. Buzz. Além do design moderno e do amplo espaço, um dos destaques é a promessa de uma autonomia que pode chegar a 700 km.
O projeto foi desenvolvido a partir da arquitetura modular SEA-M, que acabou ajudando a melhorar o espaço interno quando comparado com outros modelos do mesmo segmento. A montadora afirma que conseguiu uma taxa de aproveitamento de espaço de 93%, uma das mais eficientes em relação a outros SUVs e Minivans.
A configuração interna é de cinco assentos, com bancos dianteiros que podem girar até 270 graus. O modelo conta ainda com uma mesa móvel no túnel central e até mesmo uma geladeira embutida. O carro pode ser configurado com até nove disposições diferentes. Até mesmo uma organização que cria uma cama no meio da minivan foi adicionada.
Ainda no interior do carro, outro destaque tica por conta da presença de uma ela flutuante de grandes dimensões, complementada por um painel de instrumentos digital. Ela conta com diversos recursos, incluindo uma inteligência artificial que aceita comandos de voz de qualquer parte do veículo.
O conjunto mecânico da Minivan é formado por um motor elétrico eixo traseiro, gerando 310 kW (415 cv), o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A versão padrão vem com uma bateria de 76 kWh, garantindo uma autonomia de 550 km, com suporte para carregamento rápido 5.5C, que permite recarregar de 10% a 80% em apenas 10,5 minutos. Há também uma versão com uma bateria maior, de 102 kWh, que oferece uma autonomia de até 700 km.
O preço inicial anunciado para a China é de 279.900 yuan (R$ 223.000). O modelo não tem previsão de lançamento no Brasil ainda.