Recentemente, o Volkswagen Up!, o mais novo lançamento do mercado brasileiro, que chegará às concessionárias oficialmente em 5 de fevereiro, recebeu a nota máxima de segurança concedida pelo Latin NCAP, entidade independente que avalia a segurança de veículos.

Segundo essa entidade, o Up! apresentou índices de segurança para passageiros adultos que o colocam como um dos carros mais seguros do Brasil. O compacto da Volkswagen recebeu as 5 estrelas, que a nota máxima.

Para passageiros infantis, o veículo recebeu 4 estrelas, o que ainda é considerado um resultado excelente, especialmente para veículos de seu segmento.

Volkswagen Up

Os testes de colisão feitos pelo Up! foram em colisão frontal e em colisão lateral, com velocidade de 64 km/h e 50 km/h respectivamente.

Pois uma avaliação semelhante, feita nos Estados Unidos, pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) reprovou em testes de colisão frontal, nada menos do que 10 modelos, de um total de 11.

São eles o Fiat 500, o Honda Fit, o Ford Fiesta, Nissan Versa, Toyota Prius, que são todos vendidos no mercado brasileiro, e também o Mazda 2, Kia Rio, Toyota Yaris, Mitsubishi Mirage e Hyundai Accent.

O único modelo que teve, segundo o instituto, um desempenho considerado aceitável foi o Chevrolet Spark.

O instituto responsável pelos testes é mantido por empresas seguradoras de veículos, e os testes foram de colisão frontal parcial (aquela em que apenas uma parte do veículo é atingida).

Dos 10 veículos reprovados, o Fiat 500 e o Honda Fit foram os que tiveram os piores desempenhos de todos. Suas notas foram as mais baixas possíveis: tiraram “p”, de “poor”, que significa “pobre” em inglês.

O Toyota Prius, o Hyundai Accent, o Nissan Versa Sedan e o Mitsubishi Mirage também tiraram “p”.

Instituto reprova 10 compactos em testes de colisão

O Chevrolet Spark tirou nota “a”, de “acceptable”, que significa “aceitável” em inglês. Nenhum veículo atingiu a nota máxima: “g”, de “good”, que significa “bom” em inglês.

O Honda Fit teve no teste, sua estrutura comprometida de modo sério, com a coluna de direção sendo empurrada contra o motorista, o que aumenta os riscos de morte. Além disso, o sistema de airbag também apresentou falha de posicionamento, já que a cabeça do boneco de testes escorregou pelo airbag correspondente e acertou em cheio o painel do veículo.

O Fiat 500 teve a porta aberta devido dano em sua dobradiça, o que amplificou em muito os riscos de que o motorista fosse ejetado do veículo.