O mês de abril terminou com mais uma queda na venda de carros no Brasil. De acordo com os dados que foram divulgados pela Fenabrave no mercado nacional, a quantidade de carros vendidos neste mês de abril de 2017, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, registrou uma queda de 3,6%.

Abril registra queda na venda de carros

Os dados que foram compilados pela associação das concessionárias, durante o mês de abril foram vendidos 156.933 automóveis, comerciais leves (furgões e picapes), caminhões e ônibus. No mês de abril de 2016 haviam sido registradas 162.846 unidades de veículos vendidas.

Quando comparado com os dados de vendas que foram registrados durante o mês de março de 2017, as vendas durante o mês de abril registraram queda de 17%.

O único dado positivo que foi divulgado neste mais recente relatório da Fenabrave foi a média de compra diária de carros no Brasil inteiro, que acabou aumentando, mesmo com a queda do mês inteiro. Foram vendidos 8.719 veículos ao dia, contra 8.223 em março e 8.142 em abril de 2016.

Uma das possíveis explicações para a redução das vendas nas comparações dos meses de abril de 2016 e 2017 foi o fato de que este ano tivemos menos dias uteis, apenas 18, em função dos feriados.

Quando analisados os dados do ano inteiro, existe uma queda nas vendas de carros, mas ela pode ser considerada discreta quando comparada com os números dos anos anteriores. Até o final do mês de abril de 2017, comparado com o mesmo período do ano de 2016, a queda registrada é de 2,7%.

Carros mais vendidos

Abril registra queda na venda de carros

Ainda seguindo os dados divulgados pela Fenabrave em relação as vendas que foram feitas durante o mês de abril, o carro mais vendido foi o Chevrolet Onix, que comercializou 12.689 unidades no Brasil inteiro. O carro que aparece na segunda colocação de vendas no Brasil foi o Hyundai HB20, com 7.934 vendas. Na terceira colocação ficou o Ford Ka, com 6.650 vendas.

Na disputa das marcas, a Chevrolet segue sendo a que mais vende no Brasil, com 17,53% de participação no mercado de vendas como um todo durante o mês de abril. A Volkswagen ficou na segunda colocação, e a Fiat ficou na terceira posição.