Chevrolet Onix adesivadoQuando falamos em adesivos para carro, geralmente a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas são aqueles pequenos adesivos que são colocados nos vidros, ou em determinados espaços da lateria do carro. Seja um escudo do time do coração, ou o logotipo da faculdade onde a pessoa estuda ou da empresa onde a pessoa trabalha, ou ainda os famosos bonecos que representam a família do motorista, existem uma série de outros modelos de adesivos. Algumas pessoas adoram, enquanto que outras acham brega e cafona colocar muitos adesivos no seu veículo. Mas os adesivos que poderiam ser encontrados nos carros expostos no Salão do Automóvel realmente chamaram a atenção.

Na verdade, as montadoras utilizaram como recurso este ano adesivos temáticos, que geralmente ocupavam boa parte do veículo e que também geralmente estavam relacionados com a estratégia de marketing e propaganda adotada para vender os carros. Esta foi uma forma bastante simpática de fazer com as pessoas conseguissem visualizar o carro sob um diferente aspecto, mas os mais puristas e que estavam realmente mais interessados em conferir o design puro e simples dos carros acabaram ficando um pouco decepcionados com esta grande utilização de adesivos nos automóveis.

Alguns carros estavam apresentando adesivos que eram feitos especialmente para o evento, apenas para o tempo que o carro ficasse exposto para os clientes, enquanto que alguns outros modelos estavam sendo apresentados para serem comprados pelas pessoas que pretendem comprar o carro. São kits de adesivos que podem ser comprados especificamente para determinado modelo e marca. Ao contrário dos adesivos mais comuns, que podem ser colocados no local onde o consumidor quiser, estes modelos mais complexos possuem locais específicos para serem colados. Pois eles apresentam formatos diferenciados para serem usados em determinadas partes dos carros.

Renault Clio adesivadoAlgumas fabricantes preferem chamar os adesivos de tatuagens, ou utilizar o termo em inglês Skin para estes novos tipos de adesivos que estão virando febre. Por exemplo, um dos carros que estava sendo exposto com estes adesivos era o novo Chevrolet Onix, e a montadora estava colocando a disposição dos clientes a opção de também comprarem três kis diferentes para serem utilizados no carro. Cada kit contém cerca de 25 adesivos que podem ser colados pelo carro em determinados locais, assim o veículo poderá ser ainda mais personalizado pelos motoristas. Além dos adesivos que eram vendidos para serem colados a parte externa do carro, a montadora também laçou adesivos que poderiam ser colados na parte interna do carro.

Em um dos kits disponíveis par aos clientes a montadora colocava a disposição dos clientes alguns adesivos inspirados em grafites urbanos e elementos tecnológicos, que também podem ser encontrados nas propagandas de divulgação dos novos carros. Os outros dois kits possuem adesivos mais voltados ao esporte, deixando o carro com um visual mais competitivo. Mas a Chevrolet também não foi a única montadora que investiu no lançamento de kits de adesivos para os consumidores desta nova geração de carros que estão sendo lançados.

Renault Clio adesivado no Salão do Automóvel

Outra montadora que decidiu também apostar nesta forma de personalização dos carros foi a Renault, com o seu novo Clio. Os clientes que foram até o estande da montadora conferir o mais novo membro da família Clio também aproveitou para conhecer os diferentes kits de adesivos que serão colocados a venda juntamente com o carro. A montadora anunciou que pelo menos três kits de adesivos serão colocados a venda com o carro, sendo que haverá opções para interior também para o exterior dos carros. Da mesma forma como o Mini Cooper, também será possível decorar com adesivos as molduras dos faróis auxiliares, o teto do carro e até mesmo os retrovisores.

Jac J2 adesivadoUm outro lançamento que estava sendo mostrado no Salão de SP e que também vai usar kits de adesivos para personalizar o carro é o J2, da JAC. Segundo os responsáveis pelo departamento de personalização de carros da empresa, é importante o investimento nesta área porque a customização de veículos é uma grande tendência principalmente entre as pessoas mais jovens, além de serem uma forma mais barata e fácil de mudar o visual do carro, sem precisar recorrer a pintura ou coisas do gênero.