Se você ainda possui um CD Player no seu carro saiba que ele deverá desaparecer da grande maioria dos modelos muito em breve. Pelo menos é o que está prevendo um estudo recente divulgado por uma consultoria norte-americana chamada JD Power e que estuda os hábitos de consumo dentro dos Estados Unidos.

Adeus CD Player

Assim como aconteceu com o toca-fitas, o CD Player vai acabar se tornando praticamente uma peça de museu. E a transição deverá acontecer muito mais rápido do que foi com o velho tocador de fitas quando as pessoas passaram a trocar pelo tocador de CDs. Com isso, a empresa ressalta que o período de vida CD será muito menor que toca-fitas.

Dispositivos móveis

Smartphones estão aos poucos substituindo os CD Players

Como pode ser percebido já facilmente nos dias de hoje, a pesquisa prevê que cada vez mais rapidamente a partir de agora os motoristas vão começar a trocar estes dispositivos por outros equipamentos que eles já possuem, como smartphones e tablets. Além disso, o pendrive será o melhor amigo dos motoristas muito em breve, sendo que não será um hábito nada incomum levar o pendrive junto com a chave do carro.

O resultado da consultoria mostra que esta mudança já aconteceu em alguns segmentos, como os carros de luxo, mas que a partir de agora esta mudança também será muito comum nos carros mais populares. Muitos modelos mais baratos de automóvel já estão chegando ao consumidor com sistemas completos de entretenimento que acabam dispensando as limitações atuais dos CDs.

O relatório aponta que as grandes montadoras estão monitorando de perto o quão necessário é ainda oferecer carros com aparelhos de CD, para que consigam identificar o momento que será mais interessante trocar por outros dispositivo.

My Link

Sistemas como o My Link estão cada vez mais populares.

A consultoria acaba citando no seu relatório como exemplo principal desta transição o sistema desenvolvido pela Chevrolet, o My Link, que está sendo lançado em uma série de modelos que são vendidos no Brasil, como o Onix, o Prisma e o Cobalt.

A tendência é que as montadoras cada vez mais invistam na criação dos próprios sistemas de entretenimento ou então na adaptação de sistemas que já tenham sido desenvolvidos.

Muitos carros acabaram criando alguns dispositivos que permitem que as pessoas sincronizem seu iPhone ou iPad com o carro, mas agora as montadoras estão investindo na universalização deste acesso, com a possibilidade de sincronização com o sistema operacional Android, que acaba abrangendo uma grande quantidade de aparelhos.