A Alfa Romeu Argentina confirmou no final de semana passado o lançamento daquele que vai se tornar o primeiro veículo eletrificado da marca no Mercosul: o Alfa Romeu Tonale Plug-In Hybrid Q4. O carro é um lançamento da marca, sendo um SUV no segmento C. De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, em um primeiro momento ele será lançado apenas na sua versão topo de gama.
O carro que é o mais caro dentro da linha é híbrido, plug-in e com tração nas quatro rodas. A montadora investiu bastante no lançamento deste carro na Europa, já que a expectativa é que ele acaba se tornando o modelo amis vendido da montadora ao longo do próximo ano. Ele ficará posicionado abaixo do Stelvio (segmento D, tamanho médio) e pretende competir contra os clássicos rivais alemães Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
O carro foi construído a partir da plataforma FCA Small Wide 4×4 LWB, que é compartilhada com o Jeep Compass. Segundo os dados que foram divulgados referentes ao desempenho da versão topo de linha, o carro conta com um motor 1.3 turbo (180 cv e 27,5 kgfm) combinado com um motor elétrico (122 cv e 25,5 kgfm). Quando trabalham em conjunto, entregam potência total de 280 cv, com torque não informado.
O carro conta ainda com uma tração integral e uma caixa automática de seis velocidade. Os números oficiais divulgados referentes ao carro revelam que ele conta com uma velocidade máxima de 206 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, com um alcance no modo elétrico de até 60 km com uma carga.
O lançamento oficial do carro na Argentina vai coincidir com as celebrações do 100º aniversário da chegada do primeiro Alfa Romeo no país.