A Alphabet, empresa dona do Google de uma série de outros projetos desenvolvidos pelo conglomerado, anunciou que fechou uma parceria com a startup Lyft. Apesar do serviço da Lyft ainda não ter chegado ao Brasil, essa é apontada como uma das principais concorrentes do Uber na prestação de serviço de transporte alternativo.

Alphabet e Lyft fazem acordo para competir com Uber

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa norte-americana, a Waymo pretende acelerar os testes que devem permitir que as pessoas tenham acesso a serviços de transporte e taxi autônomos nas grandes cidades. Apesar da confirmação dessa parceria, não foram divulgados maiores informações e detalhes relacionados aos valores.

Apesar de ser considerada como uma grande rival do Uber, a Lyft ainda pode ser considerada pequena quando comparadas as áreas de atuações, uma vez que ela opera somente em 300 cidades dos Estados Unidos até o momento.

A Lyft deixou claro, quando questionada em relação aos termos do acordo que foi feito com a Alphabet, que não existe qualquer tipo de exclusividade. Portanto, a parceria que foi anunciada pela empresa com a General Motors segue em pé. A GM já conta com alguns veículos autônomos sendo testados, mas nenhum deles foi disponibilizado para a Lyft até o momento para que a empresa começasse a testar este tipo de serviço, como já está fazendo o Uber.

Alphabet e Lyft fazem acordo para competir com Uber

O mercado interpreto este anuncio como uma clara declaração de guerra contra a rival Uber. A Lyft vem demonstrando taxas de crescimento interessantes. Recentemente a companhia conseguiu levantar um montante de US$ 600 milhões em novos financiamentos, com o objetivo de conseguir financiar o seu crescimento.

O dinheiro foi obtido através da conquista de diversos investidores diferentes, tais como a japonesa de Internet Rakuten e o fundo de investimento Janus Capital. A companhia também já tinha obtido financiamentos e investimentos de outras empresas, tais como a firma de private equity KKR, a gestora de recursos Baillie Gifford e o Public Sector Pension Investment Board, um dos maiores fundos de pensão do Canadá.

Já em relação a Waymo, a empresa que está inserida dentro do mesmo conglomerado do Google está processando o Uber por um suposto vazamento de informações confidenciais dos seus projetos de veículos autônomos.