Depois dos números negativos que foram apresentados pelas entidades que controlam os dados relacionados a venda de veículos no Brasil, um número positivo do mês de fevereiro foi apresentado essa semana. De acordo com a Anfavea (Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de carros subiu em fevereiro do ano passado.

Anfavea aponta aumento na produção de carros durante fevereiro

Os números levam em consideração a produção de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no Brasil. O percentual de crescimento da produção de carros neste período ficou em 9% em fevereiro, na comparação com 1 ano atrás. Os dados levam em consideração os veículos que saem da fábrica, e que chegaram a 200.385 veículos.

De acordo com a avaliação de Antonio Megale, presidente da Anfavea, estes são números que realmente podem ser comemorados e podem indicar uma recuperação da indústria como um todo. Os números ainda estão bastante parecidos com os de 2006, superando apenas a marca do ano passado, que realmente ficou entre os piores.

Durante o mês de janeiro a produção de carros também teve uma alta de 17% em relação ao ano de 2016, mas a alta não foi tão significativa quanto a observada no mês de fevereiro. Somente no ano passado, a produção apresentou um recuo de 11%, comparada à de 2015, fazendo a indústria automotiva retornar ao nível de 2004.

O presidente da associação afirma que um dos principais fatores que levou ao aumento na produção de carros durante o mês de fevereiro foi uma tentativa das montadoras de manter os estoques para o mês de março, que eles apostam que deve apresentar dados maiores em relação aos números de vendas. Sazonalmente, o mês de março costuma ser um dos melhores para vendas de carros, enquanto que janeiro e fevereiro são historicamente meses mais fracos.

Exportações

Anfavea aponta aumento na produção de carros durante fevereiro

Outro número que apresentou uma leve alta quando comparado com o mesmo período do ano passado foi o de exportações. O crescimento foi de 82%, com 66.264 unidades sendo vendidas. Este pode ser considerado como o melhor bimestre da história no segmento de exportações, refletindo o grande esforço que as empresas estão fazendo neste sentido.