A indústria automotiva está passando por uma grande crise, que está diretamente relacionado com a crise econômica e política pela qual o Brasil ainda está passando. Mas os principais interessados no setor estão se movimentando com o objetivo de fazer com que o setor volte a crescer, tanto na fabricação dos veículos, quando na venda no mercado interno e externo.

Anfavea apresenta plano para desenvolvimento da indústria automotiva brasileira

A associação das fabricantes de automóveis do Brasil (Anfavea) confirmou que fez uma reunião com o presidente da república Michel Temer e também com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. O objetivo deste encontro foi apresentar determinadas propostas para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Associação, a ideia era deste projeto é apresentar uma grande quantidade de ações que devem começar a partir do primeiro dia de 2018 e deve seguir até o ano de 2030. O plano foi denominado como Agenda Automotiva Brasil.

Todas as ações que foram inseridas neste documento querem que a indústria automotiva brasileira esteja devidamente preparada para enfrentar, em pé de igualdade, o mercado global como um todo, especialmente levando em consideração as rápidas mudanças pelas quais a indústria acaba passando.

Anfavea apresenta plano para desenvolvimento da indústria automotiva brasileira

Um dos grandes esforços será fazer com que o Brasil acabe se consolidando como um dos principais exportadores de carros para o mercado exterior. Além disso, o plano também abrange outros pontos importantes da indústria, tais como a recuperação das empresas que atua como fornecedoras, além de questões relacionadas à tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

Para que os planos tenham consistência e consigam sair do papel para a prática, o projeto prevê que o governo e a Anfavea formem comitês em cada uma das áreas citadas no plano. Desta forma, a política será feita não apenas pelas pessoas que estão no executivo do país como também os profissionais que representam os interesses das empresas do setor.

Até o próximo dia 30 de agosto, todos os pontos deste novo ciclo de política automotiva devem estar prontos para que comecem a ser colocados em prática a partir do próximo ano.